Movimentos atrapalhados, erros inocentes, tropeços cheios de graça. Mil trejeitos criados e recriados a cada nova oportunidade. Expressões diversas utilizadas no momento certo. Brincadeiras com as gafes tão possíveis que chegam até serem impossíveis. Um humor que mesmo planejado vem de forma tão natural tem um nome, Jerry Lewis.
Nascido em 16 de março de 1926 em Newark, Nova Jersey. Ator, humorista, cantor, diretor, roteirista. Jerry Lewis sempre deixou sua criatividade solta tanto na frente quanto atrás das câmeras, a sua espontaneidade sendo uma de suas grandes marcas. Ele alcançou a glória pela primeira vez junto com o ator Dean Martin, com quem a partir de 1946 formou uma das duplas mais memoráveis do humor americano.
Com sucessos demolidores nos teatros e no cinema, Jerry Lewis viu sua popularidade diminuir lentamente a partir dos anos 70. Mas ele nunca abandonou o mundo do espetáculo, participando de grandes sucessos de filmes e musicais, além de produzir uma série de títulos do estúdio Paramount. Lewis completa agora 91 anos. O rei da comédia é inspiração para atores e humoristas ao redor do mundo. E em comemoração aos 91 anos, que tal assistir alguns filmes marcantes de sua carreira?
- Um palhaço no batalhão (1950)
- Os malucos do ar (1952)
- A barbada do biruta (1953)
- O meninão (1955)
- Artistas e Modelos (1955)
- O rei do laço (1956)
- O rei dos mágicos (1958)
- Bancando a Ama-Seca (1958)
- O terror das mulheres (1961)
- Errado pra cachorro (1963)
- Bagunceiro arrumadinho (1964)
- Boeing Boeing (1965)
Retorno às telas após 18 anos
Apesar de ter feito algumas participações, o último filme de Lewis, Rir é Viver, fora lançado em 1995. Então, a informação era simples e direta, mas muitas pessoas comemoraram. Jerry Lewis confirmou que retornaria para as telas em 2013, com o filme Max Rose, que estreou em Cannes mas levou 3 anos para chegar nos cinemas. Não é a primeira vez que Jerry Lewis interpreta um drama mas, após tantos anos de carreira, é possível notar a seriedade em Max Rose. A história foca em um pianista de jazz idoso que acaba de ficar viúvo. Uma descoberta antes da morte da esposa faz com que Max acredite que seu casamento de 50 anos foi uma mentira. Ele então embarca em busca da verdade, visitando personagens do passado.o passado.