Cultura

5 Livros da literatura brasileira que você precisa ler

Não importa em qual área você está se formando nem a área que você já está trabalhando. Na verdade nem importa qual é a sua idade. Quando o assunto é livros o que importa mesmo é você não deixar de ler. Então, está aqui um gostinho dos livros fundamentais, essenciais e imperdíveis da literatura brasileira.

 

Memórias de um Sargento de Milícias

Um romance de Manuel Antônio de Almeida, com narrativa de estilo jornalístico e direto – incorporando a linguagem das ruas e fugindo aos padrões românticos da época – conta a história de Leonardo, que gosta muito mais de se divertir do que de trabalhar. O autor faz uma irresistível e bem-humorada crônica sobre o cotidiano das classes baixas do Rio de Janeiro na época de dom João VI!

Iracema

Escrito por José de Alencar e fazendo parte de uma trilogia junto de ‘O Guarani’ e ‘Ubirajara’, o romance conta o amor de um branco, Martim Soares Moreno, pela índia Iracema, a virgem dos lábios de mel. Entre guerras e conflitos, ciúmes e disputa de poder, a história desse amor proibido tem como pano de fundo a cultura indígena e a miscigenação do branco com o índio.

Os Sertões

Escrito por Euclydes da Cunha, com seu apurado estilo jornalístico-épico, a história descreve as batalhas entre os homens liderados por Antonio Conselheiro e o exército brasileiro. Traçando um retrato dos elementos que compõem a guerra de Canudos, Euclides da Cunha foi o único jornalista que atentou para a valentia dos jagunços.

Olhai os Lírios do Campo

Romance de Érico Veríssimo que faz um convite para a reflexão sobre os valores da vida. O livro narra a história de Eugênio Pontes que, de origem humilde, se forma com muito sacrifício em Medicina e acaba se casando por interesse. Agora fazendo parte da elite, ele é obrigado a dar as costas para a família, ignorar os antigos ideias humanitários e abandonar a mulher que ele realmente ama.

Dom Casmurro

É o romance mais estudado, comentado e discutido de Machado de Assis. O livro conta a história de Bentinho e Capitu, desde o namoro infantil até o casamento atormentado pelo ciúme e pela dúvida que virou polêmica literárira: Capitu traiu ou não o marido com o melhor amigo dele? O enigma construído por Machado de Assis levou pessoas do mundo todo a tentar descobrir a resposta, fazendo comparações até mesmo à obras de outros escritores – por exemplo Otelo de Shakespeare – para tentar colocar um ponto final nessa dúvida criada em 1899.

Artigo anterior

Insônia? Conheça o Napflix: uma Netflix só com vídeos que dão sono

Próximo Artigo:

Instagram é a rede com pior impacto para saúde mental dos jovens, diz pesquisa.

Raissa Lopes

Raissa Lopes

Estudante de Jornalismo, amante de livros e curando o tédio com curiosidade.

Sem comentário

Faça um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *