Categoras: Variedades

2015 será o meu ano ☺

Publicidade

Vem chegando a virada do ano e todos começam a fazer suas retrospectivas pessoais. Uns avaliam somente o resumo do ano que está findando, outros, mais elaborados, reavaliam o resumo da vida até o exato momento. Após essa autoanálise vem a esperança. Desvinculada dos pontos positivos e negativos, a noite do dia 31 de dezembro sempre nasce com a ideia de que podemos esperar algo melhor. Porém por que sentimos isso? A Revista Elegante entrevistou três gerações para tentar entender melhor o que se passa na cabeça de cada um, no momento em que tudo está prestes a recomeçar.

As crianças carregam a esperança e a inocência de quem ainda tem uma vida inteira para ser feliz. A pequena Luiza Marinho, de 7 anos, explica porque esse momento é sempre especial. “Todo mundo vai estar mais alegre, mais animado para fazer as coisas. Ir à praia, trabalhar, se divertir”. Um pouco mais velha, Clara Marinho, de 12 anos, resume o que desde cedo gostaríamos para esses dias de renovação. “Acho que as pessoas esperam que o ano que se inicia sempre seja melhor, por ser uma nova etapa de suas vidas e por querer que as coisas ruins que aconteceram, fiquem para trás”.

Para os de espírito mais jovem, com o vigor e formação física e mental para viver uma vida toda pela frente, o início de um novo ano marca o começo de novas esperanças para prosperar no ramo profissional.

Segundo Ian Queiroz, historiador de 24 anos, o início de um novo ano “influencia bastante, pois todas as instituições marcam seus tempos por ano, o que faz tudo no Brasil normalmente se reiniciar. Neste período abrem-se novas vagas e provas que dão oportunidades pra que todos possam mudar suas vidas de alguma forma”.

Comicamente, o “pré-adulto” Ian atrela as mudanças mencionadas ao fator externo, o que nos faz dizer que a própria festa de réveillon já garante a transição. “Acho que é porque a gente sempre espera que um fato externo organize nossa vida do nada, nem que esse fator seja só a virada do ano”, conta.

Para Marilu Rodrigues, psicóloga de 74 anos, não necessariamente o ano seguinte será melhor que o antecessor. No entanto, ela acredita que “as pessoas se alimentam de uma esperança necessária para nossa sobrevivência, por isso a colocamos na crença coletiva de que sempre teremos um novo ano, melhor”.

A sabedoria que adquirimos com o tempo nos tira dessa falsa realidade de que dependemos de um ano novo para reiniciarmos nossos sonhos e expectativas. Por isso Marilu considera que “seguir crenças é um bom motivo para nos garantir contra o insucesso. E indo por este caminho, nos deparamos com o fato de que sempre existe um ‘novo’ antecedendo nossos sonhos e nossas expectativas – uma nova viagem, uma nova casa, carro, etc. O ‘novo’ é um papel em branco que podemos deliciosamente preencher. Assim é nossa vida, confiamos que algo diferente vai acontecer e dessa forma podemos até acreditar que tudo será melhor se construirmos, através da busca, os melhores (novos) caminhos aonde encontraremos o desejado pote de ouro”.

[quote]“O ‘novo’ é um papel em branco que podemos deliciosamente preencher”, Marilu Rodrigues.[/quote]

Somos moldados pelos nossos sonhos. Porém precisamos acordar de nossas próprias falsas esperanças. Não importa sua idade, aproveite o ano que começa para repensar suas decisões. Lembre-se, são elas que determinam quem você realmente é. Suas escolhas são uma extensão de seus desejos e funcionam como a estrutura de sua felicidade.

Porém, é preciso ter cautela. A expectativa causada pelo anseio de renovação produz a energia da ansiedade. Para mudar a realidade é preciso dar um passo de cada vez e assim os resultados aparecerão. Aproveite cada momento e faça do recomeço uma nova oportunidade para alcançar seus desejos.

Texto de Christopher Lima, Danilo Perrote e Elissa Oliveira ♥

 

Publicidade
Deixe um comentário
Publicado por:
Marcadores: 2015ano novo

Publicações recentes

Show do cantor Di Ferrero abre Campeonato Estatual de Motocross e Supercross neste fim de semana em Búzios

Búzios: Os preparativos para o Campeonato Estadual de Motocross e Supercross na Fazenda Cunha Bueno,… Leia Mais

25 de abril de 2024

Inscrições abertas para Cursos de Informática gratuitos em Rio das Ostras

O Programa Municipal de Qualificação Profissional, da Secretaria de Gestão Pública, abriu processo seletivo para cursos presenciais gratuitos de… Leia Mais

23 de abril de 2024

Cabo Frio recebe Roda Cultural com apresentações circenses e hip hop, neste sábado (20)

ela primeira vez na cidade, Cabo Frio recebe o Cirque Hop, um evento internacional que… Leia Mais

19 de abril de 2024

Este site utiliza cookies