Cultura

29 de abril: Dia Internacional da Dança

O Dia Internacional da Dança ou Dia Mundial da Dança foi criado em 1982 pelo Comitê Internacional da Dança (CID) através da Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura (Unesco), para valorizar as diversas identidades e culturas encontradas ao redor do mundo.

A data foi escolhida em homenagem ao aniversário de um mestre do ballet francês chamado Jean George Noverre. Noverre foi bailarino e professor de ballet, e ficou conhecido por ter escrito uma das obras sobre a dança mais importantes da história, intitulada “As Cartas Sobre a Dança”.

Algumas danças populares no Brasil e no mundo:

 Samba:

O samba veio para o Brasil junto com os escravos e tem origem nos instrumentos trazidos por eles para o Brasil. A dança é mais popular nos estados do Rio de Janeiro, Bahia e Maranhão. Hoje em dia, o samba é o maior representante do Carnaval e o mais popular do Brasil.

Tango:

Surgiu na Argentina e é dançada em dupla. Possui muita movimentação de braços, punhos e expressões faciais bem marcantes.

Flamenco:

Estilo de dança tipicamente espanhol. As dançarinas são as que mais se destacam, pois sapateiam, se mexem muito, utilizam os movimentos da saia e batem palmas para dar ritmo à dança.

Dança do Ventre:

Nessa dança, originada do Egito Antigo, as mulheres são as protagonistas. Essa é uma dança muito ligada à religião, sendo performada em templos por sacerdotisas.

A dança é caracterizada pelos inúmeros movimentos corporais, com foco nos quadris, mãos e barrigas que desenvolvem movimentos muito bonitos. Alguns objetos e adereços são muito utilizados, como espadas, véus e taças.

Ballet:

O Ballet teve origem na Itália, no século 16, durante a época renascentista e era considerado uma dança peculiar, utilizada para entreter a nobreza em geral. Atualmente, a dança é conhecida no mundo inteiro e considerada a mãe das danças, pois é a base para o desenvolvimento de outros ritmos, além de ser marcada pela disciplina, controle corporal, leveza de movimentos e harmonia.

 

Anteriores

Cabo Frio tem 31 casos confirmados de coronavírus

Próximas

População cigana de Rio das Ostras receberá orientações sobre o coronavírus

Gabriela Pereira

Gabriela Pereira

Jornalista apaixonada pela arte da escrita.

Sem comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *