Saúde

4 provas de que ler faz bem para a saúde

Ler pode ser muito mais que um hábito de entretenimento. Além de ser uma ótima maneira de aumentar o vocabulário, a leitura frequente reflete também na saúde em vários aspectos. Desde o estímulo da empatia ao aumento da expectativa de vida, confira os motivos pelos quais você deve viver cercado de livros.

1. Os riscos de desenvolver Alzheimer ou demência após a vida adulta diminuem

A leitura provoca um estímulo mental com grandes benefícios, o que já foi comprovado por diversas pesquisas. Com isso, há um “atraso” nos sintomas de doenças como demência e Alzheimer. Após a vida adulta, também é importante manter o costume de ler, uma vez que as habilidades mentais podem ser preservadas por mais tempo.

2. Sua empatia é desenvolvida

Quem nunca teve um envolvimento emocional durante uma leitura? Circunstâncias e personagens complexos geralmente causam esse tipo de efeito. As narrativas, incluindo as de ficção, também podem estimular nossa compreensão e empatia pelas pessoas. Ler ajuda a ser tolerante ao sentimento dos outros e também melhora a capacidade de mudarmos nós mesmos.

3. Sua expectativa de vida aumenta

Um pesquisa publicada no periódico Social Science and Medicine apontou que quem lê livros regularmente tende a viver por mais tempo. Em testes com mais de três mil voluntários, aqueles que dedicaram três horas por semana à leitura viveram pelo menos dois anos a mais em comparação aos que não tinham o hábito de ler.

4. Você pode sentir menos estresse

Segundo o neuropsicólogo David Lewis, da Universidade de Sussex, na Inglaterra, ler por apenas seis minutos é o suficiente para reduzir em até 68% os níveis de estresse. Esse tempo ajudou para que os voluntários tivessem a frequência cardíaca diminuída e aliviassem a tensão dos músculos. “Perder-se em um livro é o maior estágio de relaxamento possível”, comentou o pesquisador. “Não importa qual é o livro, apenas o processo de escapar das preocupações do mundo cotidiano já é uma forma de relaxar”.

Anteriores

Charitas recebe ciclo de estudos com tema “Psicanálise, Perversão e Política”

Próximas

Rio das Ostras realiza palestra para capacitação de empreendedores

Renata Nóbrega

Renata Nóbrega

Sem comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *