Engana-se quem pensa que só porque eles têm pelo, não sentem frio. Assim como qualquer pessoa, os bichinhos precisam se aquecer no inverno para que doenças causadas pela baixa temperatura sejam evitadas. Os cães podem ser afetados pela traqueobronquite, parecida com a gripe dos humanos. Ela é mais comum no frio e ataca o sistema respiratório do animal. Uma das maneiras de prevenção pode ser uma vacina, além de evitar que ele fique em lugares muito fechados com outros bichos.
Em relação aos gatos, eles também podem ser afetados por doenças respiratórias parecidas com o resfriado, e com direito a focinho escorrendo. Neste caso, também há a opção de vacina.
Conheça outras alternativas simples de proteção para cuidar do seu amigo de quatro patas:
1. Casinha protegida
Se seu cachorro dorme no quintal, ele vai precisar de uma casinha coberta e fechada. Posicioná-la fora do caminho do vento faz uma grande diferença na hora de protegê-lo do frio. Outra sugestão é deixa-la virada para uma parede, de uma forma que o bicho não fique preso.
2. Aposte nas roupinhas
É verdade que nem todos os bichos se sentem confortáveis usando roupinhas, e nem todos realmente necessitam delas. Os gatos, por exemplo, podem encontrar um lugar quentinho para ficar. Mas os cães de pelo curto e principalmente os filhotes e idosos vão precisar desse apoio extra para ficarem aquecidos.
3. Atenção ao banho
Tudo bem se o seu cachorro tomar menos banho no inverno, principalmente se você não puder seca-lo direito. Deixe as lavagens somente para quando ele realmente estiver muito sujo. Para os gatos, então, esqueça a água. Os felinos se limpam muito bem o ano todo com a língua.
4. Não dobre as cobertas
Se você deixa que o bichinho fique na sua cama, deixe uma coberta embolada para que ele possa se ajeitar ali e se aquecer. O mesmo vale para deixar a coberta na cama do cachorro ou gato.
5. Barriga cheia
Os pets gastam muita energia para se manterem aquecidos do frio e, por isso, precisam comer mais. Portanto, não tem problema se você aumentar um pouco as doses de ração nos dias mais gelados.
6. Gatinhos hidratados
Quem tem gato sabe que o bichinho adora dormir. Normalmente, ele passa 12 a 16 horas por dia dormindo, e no frio esse tempo pode se estender. Sendo assim, os gatos sentem menos sede e bebem menos água. O problema é que os felinos têm tendência a doenças renais e urinárias, e por isso é importante que eles se mantenham hidratados. Mesmo que seu gatinho não vá gostar, acorde-o algumas vezes por dia para lhe oferecer água.