Categoras: Atualidades

7 curiosidades sobre como o Ano Novo é comemorado em outros países

Publicidade

Quem é brasileiro sabe que o título de melhor festa de Réveillon pertence à Copacabana. A queima de fogos atrai, em média, dois milhões de turistas para as areias da praia do Rio de Janeiro.

No entanto, herdamos alguns costumes de outros povos para o dia 31 de dezembro. Nas comidas, o hábito de comer lentilha e bacalhau veio dos italianos e dos portugueses, respectivamente. Dos africanos, veio o costume de usar roupas brancas.

Ao redor do mundo, outros países também têm algumas tradições curiosas para a virada do ano. Confira alguma delas!

GRÉCIA

Os gregos fazem um bolo com os mesmos ingredientes do panetone e colocam uma moeda de ouro dentro dele. Na virada, eles cortam o bolo e distribuem as fatias entre os participantes da festa. Acredita-se que, quem pegar a parte com a moeda, terá sorte durante o ano todo.

Na Grécia, eles também têm o costume de utilizar a romã. Porém, diferentemente dos costumes brasileiros, os gregos jogam a fruta no chão para quebra-la. Depois, eles dividem os pedaços entre os convidados.

HOLANDA

Um ritual popular na Holanda é a queima de carbureto. A prática consiste em colocar um produto inflamável e água em um recipiente com leite e tampa-lo com uma bola. Na hora da explosão, a redonda pode “voar” até 70 metros de altura.

JAPÃO

O ano novo é a data mais importante do calendário japonês. Por isso, as festividades por lá começam com um dia de antecedência. No dia 30 de dezembro, as famílias se reúnem para comer o sobá e, assim, atrair fortuna. No último dia do ano, os japoneses se concentram no templo para a cerimônia das 108 badaladas que, segundo a tradição budista, serve para afastamento dos pecados e purificação. No dia 1 de janeiro, todos levantam cedo para a primeira visita a um templo ou santuário para rezar por saúde e felicidade.

ESPANHA

À meia-noite, uma torre de relógio dá 12 badaladas na Praça Puerta Del Sol, em Madri. Para cada batida, as pessoas presentes comem uma uva, e cada uma delas representa um desejo para o ano novo.

ESCÓCIA

Para os escoceses, o Réveillon é uma data mais importante que o natal. Lá, o ano novo é comemorado das 8h do dia 31 de dezembro até às 6h do dia 1 de janeiro. À meia-noite, os canhões do Castelo de Edimburgo são disparados e há uma grande queima de fogos. Em seguida, um gaiteiro posicionado no topo do castelo toca um solo. Os escoceses também costumam fazer troca de biscoitos para desejar boa sorte.

BULGÁRIA

Aqui a tradição é o tapinha nas costas – crianças vão de casa em casa dando tapinha nas costas dos moradores para desejar a eles saúde e riqueza. Já os adultos, no primeiro dia do ano novo, expulsam os maus espíritos. Os “Kukeri”, como são chamados, são homens vestidos de monstros para espantar vampiros.

ÁFRICA DO SUL

O Réveillon no Cabo da Boa Esperança é como um carnaval. No entanto, uma das principais festas de lá começa no dia 2 de janeiro com um grande desfile. A data se refere à libertação dos escravos na África do Sul em 1830.

Publicidade
Renata Nóbrega

Deixe um comentário
Publicado por:
Renata Nóbrega

Publicações recentes

Cabo Frio sanciona lei que concede desconto de 40% no IPTU da rede hoteleira

A Prefeitura de Cabo Frio sancionou, nesta quinta-feira (25), o Projeto de Lei 3.950, que… Leia Mais

26 de abril de 2024

Show do cantor Di Ferrero abre Campeonato Estatual de Motocross e Supercross neste fim de semana em Búzios

Búzios: Os preparativos para o Campeonato Estadual de Motocross e Supercross na Fazenda Cunha Bueno,… Leia Mais

25 de abril de 2024

Inscrições abertas para Cursos de Informática gratuitos em Rio das Ostras

O Programa Municipal de Qualificação Profissional, da Secretaria de Gestão Pública, abriu processo seletivo para cursos presenciais gratuitos de… Leia Mais

23 de abril de 2024

Este site utiliza cookies