Categoras: Variedades

A ciência comprova: o horário em que você estuda pode impactar as suas notas

Publicidade

O ritmo cicardiano é aquele que regula muitos dos ritmos psicológicos do corpo humano. Ele tem influência sobre, por exemplo, a digestão, o estado de vigília e sono, a renovação das células e o controle da temperatura do organismo. E ter conhecimento sobre o próprio relógio biológico nunca foi tão importante, principalmente para os universitários. Afinal, não respeitá-lo pode impactar o desempenho acadêmico e consequentemente as notas.

Foi a essa conclusão que pesquisadores da Universidade da Califórnia chegaram após analisar o dia a dia de 15 mil estudantes assim que eles entraram na faculdade. Cada um deles foi classificado conforme os hábitos, se eram pessoas matutinas, vespertinas ou noturnas. Após a catalogação, foi comparado o período em que eles estavam na faculdade com seus respectivos resultados acadêmicos.

Após os dados, os cientistas chegaram à descoberta de que os alunos que têm aulas em horários fora de sincronia com seus ritmos circadianos tentem a apresentar notas mais baixas. Um exemplo disso são estudantes “corujas noturnas” que cursam disciplinas de manhã – suas pontuações são menores devido ao “jet leg social”, condição em que os picos de alerta estão em desacordo com os horários de trabalho, de estudos e outras demandas sociais.

Apesar de os três tipos de alunos sofrerem pelo jet leg social, os alunos tipo coruja noturna apresentaram-se especialmente vulneráveis, sendo que muitos deles mostravam resultados crônicos de cansaço e sonolência e incapacidade de performance em qualquer horário do dia.

Além das dificuldades de aprendizado, o jet leg social também apareceu associado à obesidade e ao excessivo consumo de álcool e cigarro.

A conclusão do estudo é que não existe um horário ideal de estudos: como existem diferentes ritmos biológicos, a educação deve ser pensada de maneira individualizada, para que as aulas e os estudos sejam estruturados em momentos em que os alunos estejam mais dispostos e capazes de aprender.

Publicidade
Renata Nóbrega

Deixe um comentário
Publicado por:
Renata Nóbrega

Publicações recentes

Show do cantor Di Ferrero abre Campeonato Estatual de Motocross e Supercross neste fim de semana em Búzios

Búzios: Os preparativos para o Campeonato Estadual de Motocross e Supercross na Fazenda Cunha Bueno,… Leia Mais

25 de abril de 2024

Inscrições abertas para Cursos de Informática gratuitos em Rio das Ostras

O Programa Municipal de Qualificação Profissional, da Secretaria de Gestão Pública, abriu processo seletivo para cursos presenciais gratuitos de… Leia Mais

23 de abril de 2024

Cabo Frio recebe Roda Cultural com apresentações circenses e hip hop, neste sábado (20)

ela primeira vez na cidade, Cabo Frio recebe o Cirque Hop, um evento internacional que… Leia Mais

19 de abril de 2024

Este site utiliza cookies