Esporte

Água contaminada por esgotos pode representar risco para atletas nos Jogos Olímpicos em 2016

Um relatório feito pela Associated Press mostrou que as águas onde ocorrerão as competições dos próximos Jogos Olímpicos no Rio de Janeiro estão com níveis alarmantes de contaminação de vírus e bactérias de esgoto humano. Os resultados preocupam especialistas, já que alguns atletas que estão se preparando na cidade apresentaram febre, vômito e diarreia.

A poluição extrema vai desde fezes humanas até resíduos de lixo comercial. “É água dos banheiros, dos chuveiros e do que as pessoas jogam na pia, tudo misturado, que vai para a água das praias. Isso seria interditado imediatamente se fosse encontrado aqui”, afirmou o biólogo marinho do instituto Southern California Coastal Water Research Project em entrevista ao Jornal O Globo. De acordo com os testes realizados estão presentes em níveis até 1,7 milhão de vezes acima do que seria considerado alarmante em praias no sul da Califórnia, EUA.

Autoridades brasileiras encarregadas da qualidade da água nos locais olímpicos afirmaram que não estão monitorando a presença de vírus. O gerente de Qualidade da Água do Inea, Leonardo Daemon, disse que eles estão seguindo as normas brasileiras de qualidade de água para uso recreativo, todas baseadas em níveis bacterianos.

Mais de 10 mil atletas de 205 nações devem competir nos Jogos Olímpicos do ano que vem. Quase 1.400 deles estarão velejando nas águas próximas da Marina da Glória na Baía de Guanabara, nadando na praia de Copacabana e praticando canoagem e remo nas águas insalubres da Lagoa Rodrigo de Freitas.

Artigo anterior

Defeso da Lagoa de Araruama começa no próximo sábado

Próximo Artigo:

Tatuadora cria projeto que cobre cicatrizes de mulheres vítimas de violência

Christopher Lima

Christopher Lima

Sou formado em Comunicação Social (Jornalismo). Quem quiser saber mais, basta clicar no link do fb.

Sem comentário

Faça um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *