Nome em ascensão em Cabo Frio, o bodyboarder Alexandre Silva segue na corrente dos esportes radicais, uma cultura enraizada, destaque há gerações na cidade. Seu trabalho emite seriedade, que entre projetos, competições e viagens caminha paralelamente ao sonho da vida de reconhecimento no esporte. Através dele, Silva já rodou o Brasil e o mundo competindo, com passagens em praias destaques no mundo inteiro por suas belezas naturais e lindas ondas como nas Ilhas Canárias, na Espanha e em Arica, no Chile.
Sem ser inferior aos locais citados, as cidades da Região dos Lagos possuem também todos os requisitos necessários para serem muito bem representadas no surf em qualquer lugar do planeta, pois são terras de lindas praias, grandes ondas e principalmente de beleza natural. Uma prática que, conjuntamente com seus derivados, apresentam a alternativa de viver de um sonho complicado, carregado de pedras no caminho, mas por outro lado, dotado de amor, que garante qualquer possibilidade com dignidade.
Com toda essa realidade favorável no caminho do atleta radical, o apoio continua escasso, sem previsão de mudança na relação. Segundo o surfista, o problema do patrocínio no Brasil está na mentalidade dos empresários: “é complicado saber que nós atletas brasileiros somos vistos de forma estranha pelos patrocinadores. Normalmente deve-se analisar da seguinte forma: Marketing = Atleta + Propaganda, o que resulta na venda mútua. A empresa que expõe o produto através do atleta tem o mesmo dever de promover. Então, se os empresários pararem e pensarem um pouco, todos irão se valorizar”, afirma Alexandre, concluindo que todos os seus patrocinadores são de fora da Região dos Lagos.
Seu novo projeto, chamado “Entre Salinas e Mar”, trata de uma série de vídeos produzidos com o intuito de mostrar todas as belezas naturais da Região dos Lagos, passeando por praias, trilhas e paisagens não muito divulgadas nos cartões postais da área. Segundo Alexandre, conseguir as imagens requer um trabalho especial para captar toda a vibração dos momentos passados por ele e sua equipe. “O mar nem sempre está como as revistas mostram. Nós estamos sempre sendo surpreendidos pela natureza, como água fria, ventos, ondas e correntes fortes, chuva, exposição ao sol. São fatores que nem sempre conseguimos passar em fotografia e é essa a proposta como atleta e competidor que pretendo mostrar no ‘Entre Salinas e Mar’”, conta, que também deseja desta forma ampliar a rede de apoio local. Previsto para sair em outubro, o episódio piloto está em produção o teaser no vídeo destacado.
Alexandre continua morando firme em Cabo Frio, onde divide seu tempo entre as competições dando aulas de surf na Praia do Forte. Você pode acessar a página de Alexandre Silva no Facebook, onde são lançadas todas as novidades sobre o atleta.