O aumento no número de casos de covid-19 (e da variante Ômicron) e de Influenza fizeram com que os municípios da Região dos Lagos recuassem em relação a realização do Carnaval. As prefeituras de Saquarema, Araruama, Iguaba Grande, Arraial do Cabo, Armação dos Búzios e Rio das Ostras já emitiram notas oficiais sobre o cancelamento.
Em Cabo Frio, a Associação dos Blocos emitiu comunicado sobre o cancelamento: “Seguimos reafirmando nosso compromisso em fomentar a Cultura, gerar emprego e renda, além de servir de importante ferramenta turística da nossa cidade no ano de 2023. Amamos o Carnaval mas acima de Tudo amamos a vida”, dizia parte da nota. A Liga das Escolas de Samba de Cabo Frio também emitiu nota cancelando o desfile desse ano e “vislumbrando um momento ímpar em 2023”. A prefeitura de Cabo Frio ainda não emitiu nota.
A prefeita de Saquarema, Manoela Perez, disse em entrevista ao programa Viva Bem da Rádio Ondas 97,7 FM que, como sempre, seguiu os estudos e laudos dos técnicos da equipe epidemiológica do município.
– Nós fizemos uma reunião, onde foram apresentados os índices com o aumento da covid-19 e sua variante, além dos casos de influenza. Sendo assim, decidimos pelo cancelamento do Carnaval como medida de proteção à população. Todas as festas serão canceladas e já publicamos um decreto – informou a prefeita, ressaltando que a fiscalização será intensificada nas ruas (com o intuito de evitar carro de som), postos de conveniência e estabelecimentos comerciais.
Em Armação dos Búzios, o prefeito Alexandre Martins, suspendeu o desfile dos blocos de rua. Os eventos privados serão mantidos, mas todos os participantes devem ser testados na entrada e, se o resultado for positivo, a presença será vetada.
No município de Rio das Ostras, o anúncio foi feito pelo secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Igor Pessanha.
– Estamos acompanhando a movimentação nos municípios do entorno e praticamente todos anunciaram o cancelamento do Carnaval. Com isso, se mantivéssemos a festa, incentivaríamos a migração dos turistas para a Cidade. Além disso, o Carnaval promove aglomerações e não há possibilidade de seguir os protocolos sanitários exigidos pela Saúde – explicou.
O governador do Rio de Janeiro, Cláudio Castro, recomendou na última sexta-feira (7), o cancelamento do Carnaval de Rua em todos os municípios do Estado.