O crescimento dos canais de YouTube está afetando cada vez mais o modo de consumir entretenimento. Ao menos é o que aponta o estudo realizado pela Google no último mês de setembro. A pesquisa Video Viewers revela que 86% dos brasileiros assistem vídeos na web, o que torna o Brasil o 2º país com mais horas assistidas.
A pesquisa entrevistou 1500 brasileiros entre 14 e 55 anos em cinco capitais, Porto Alegre, Salvador, Recife, Rio de Janeiro e São Paulo, durante o mês de julho deste ano. E um dado revelou uma novidade. A TV está ficando para trás: 56% dos entrevistados afirmaram que passam mais tempo assistindo vídeos na web do que na televisão.
E o número de horas gastas em frente às telas de celulares e computadores cresce a cada ano. Ao comparar os resultados de 2014 da mesma pesquisa, o tempo semanal subiu 90% e passou de 8,1 para 15,4 horas em 2017.
O relatório também explica porque 5 entre as 10 maiores personalidades influentes no país são youtubers. O primeiro lugar está o humorista Whindersson Nunes com 23 milhões de inscritos em seu canal.
E por que todo esse apego aos vídeos online? Porque os brasileiros estão em busca de exclusividade: 83% procura por conteúdos que não passam na televisão. Além disso, o YouTube também é o mais solicitado quando as pessoas querem assistir o que realmente amam, se aprofundar em um assunto, ficar por dentro das novidades e se inspirar.