Atualidades

Búzios adota novos radares para controlar o trânsito e surpreende motoristas

Os motoristas que circulam pelas ruas de Búzios estão sendo fiscalizados por radares eletrônicos que foram instalados no último mês. Segundo a Prefeitura, o objetivo dos aparelhos é educar aqueles que excedem o limite de velocidade.

O sistema metrológico de fiscalização utilizado na cidade são controladores de velocidade e não redutores de velocidade. No caso, 40 km para vias coletoras (Cap. III das Normas Gerais de Circulação e Conduta – Art. 61 CTB). A Avenida José Bento Ribeiro Dantas é regulamentada como via coletora pela autoridade de trânsito municipal.

Porém, a novidade está pegando diversos moradores e turistas desavisados de surpresa, e gerando diversas multas. Para muitos, falta sinalização sobre a presença dos aparelhos de fiscalização, e muitos parecem “escondidos” em alguns pontos das estradas da cidade. Uma resolução do Conselho Nacional de Trânsito (Contran) regulamenta o uso dos redutores eletrônicos e diz que as placas indicativas devem estar a 100 metros de distância do radar.

A prefeitura se defende ao afirmar que o uso de display se faz necessário quando há redutor eletrônico de velocidade destinado a fiscalizar a redução pontual de velocidade em trecho considerado crítico cujo limite é diferenciado do limite máximo regulamentado para via ou trecho em um ponto específico indicado por meio de fiscalização.

Segundo o coordenador de Trânsito e Transporte, Hercules Alexandre, informar o local onde está o radar seria o mesmo que dizer ao condutor para trafegar na velocidade máxima permitida apenas no local onde está o mesmo. Os controladores não foram colocados como forma de punição ou arrecadação, mas sim para educar o condutor e diminuir o índice de acidentes em trechos que os condutores costumam imprimir maior velocidade.

Anteriores

Autora cabista é atração em Feira Literária de Rio das Ostras

Próximas

Protesto por melhores condições no píer de Arraial do Cabo suspende passeios de barco

Christopher Lima

Christopher Lima

Sou formado em Comunicação Social (Jornalismo). Quem quiser saber mais, basta clicar no link do fb.

Sem comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *