Com objetivo de melhorar e ampliar o atendimento do Sistema Único de Saúde (SUS) para os moradores, foi implementado esta semana, o Programa de Atenção Domiciliar “Melhor em Casa”. Iniciativa do Ministério da Saúde do Governo Federal, o programa prevê a desospitalização precoce e segura de pacientes para evitar risco de infecções ou outros agravamentos do ambiente hospitalar.
O coordenador geral do “Melhor em Casa”, Jay Brasileiro, lembra que o programa reforça a diretriz do governo municipal em expandir a Atenção Básica e Domiciliar para os munícipes.
“Para isso, a partir de agora Cabo Frio conta com uma equipe de 23 multiprofissionais formada por médicos, enfermeiros, fisioterapeutas, técnicos de enfermagem, nutricionistas, psicólogo, assistente social e fonoaudiólogos que atendem diariamente. Esses profissionais são responsáveis por visitar os pacientes em casa, fazendo todo o acompanhamento médico necessário, reintegrando os laços familiares e afetivos e proporcionando suporte de uma internação domiciliar”, explicou.
Além disso, o programa também beneficia pessoas que estejam em situações nas quais o tratamento em casa é o mais indicado. Por tudo isso, o coordenador técnico da Atenção Domiciliar, Júnior Curcino, afirma que o “Melhor em Casa” é uma inovação para o setor de internações da cidade.