Saúde

Cabo Frio recebe vacina pentavalente

A secretaria de Saúde de Cabo Frio iniciou hoje (20) a distribuição da vacina pentavalente, que tem como público-alvo bebês de dois, quatro e seis meses de idade. As doses serão entregues hoje em Tamoios e amanhã (21), no primeiro distrito. O imunizante protege contra difteria, tétano, coqueluche, hepatite B e a bactéria Haemophilus influenza tipo B. O município recebeu cerca de 800 doses e a estimativa é de que a nova remessa seja enviada até o fim do mês.

Desde setembro de ano passado, municípios em todo o país vêm sofrendo com a falta das doses. O abastecimento da pentavalente é de reponsabilidade do Ministério da Saúde (MS), que envia ao Governo do Estado para que este encaminhe para os municípios. As cidades, então, fazem a distribuição nos postos de saúde que possuem salas de vacina.

No entanto, segundo o MS, o desabastecimento no país foi causado porque um estoque da vacina adquirido pelo órgão federal por meio Organização Pan-Americana da Saúde (Opas) foi reprovado em testes de qualidade feitos pelo Instituto Nacional de Controle de Qualidade em Saúde (INCQS) e pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

A distribuição da pentavalente foi retomada pelo MS no dia 9 de janeiro e apesar das 1,7 milhões de doses enviadas, até então, para os estados, o número ainda é insuficiente para suprir a demanda. A vacina faz parte do calendário de rotina e, pelas regras, fica disponível o ano inteiro nas unidades de saúde do país.

Anteriores

Cabo Frio participa do Dia D do Detran para pessoas com deficiência

Próximas

Praça da Cidadania em Cabo Frio recebe aulão gratuito de Forró nesta terça (21)

Keetherine Giovanessa

Keetherine Giovanessa

Eu sou empresária, jornalista, formada em Letras (Português e Espanhol), produtora, locutora e apresentadora de TV.

Sem comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *