Categoras: Saúde

Campanha de vacinação contra influenza é prorrogada em São Pedro da Aldeia

Publicidade

A campanha de vacinação contra a Influenza foi prorrogada em São Pedro da Aldeia em todas as unidades de saúde. O novo prazo é até o dia 15 junho.

A dose contém o imunizante contra o H3N2 e é destinada ao grupo prioritário composto por gestantes, crianças com idades entre seis meses e menores de cinco anos, pessoas com mais de 60 anos, mulheres com até 45 dias após o parto, pacientes crônicos, além de profissionais de saúde e indígenas.

As unidades de saúde do município funcionam de 7h às 16h e o fluxo de imunização será definido de acordo com cada unidade. É necessário que os interessados procurem a unidade mais próxima para conferir o horário específico de imunização.

Segundo a diretriz do Ministério da Saúde, o público-alvo para a campanha deste ano envolve crianças de seis meses a menores de cinco anos de idade, gestantes, puérperas (mulheres com até 45 dias após o parto), pessoas com 60 anos de idade ou mais, povos indígenas e trabalhadores de saúde. A vacinação também é voltada para adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medida socioeducativa e população privada de liberdade, funcionários do sistema prisional e portadores de doenças crônicas não transmissíveis. Para este último grupo, no ato da vacinação, é obrigatória a apresentação da prescrição médica especificando o motivo da indicação.

A Influenza é uma doença viral febril, aguda, popularmente conhecida como gripe, definida por sintomas como febre, tremores, dores de cabeça, dor de garganta e rouquidão, além de alterações respiratórias, como tosse seca e coriza. Existem três tipos de vírus Influenza: A, B e C. O vírus Influenza C causa infecções respiratórias brandas, sem causar impactos na saúde pública ou estar relacionado com epidemias. Já os vírus A e B são responsáveis por epidemias sazonais. O vírus Influenza A é classificado ainda em subtipos H1N1 e H3N2, além do H7N9. A transmissão ocorre pelo contato com pessoas infectadas, ao tossir, espirrar ou falar. Pode ser transmitida ainda indiretamente pelas mãos, após contato com superfícies contaminadas.

Publicidade
Renata Nóbrega

Deixe um comentário
Compartilhe
Publicado por:
Renata Nóbrega

Publicações recentes

Araruama: Khristian Giovanney afirma que vai lutar pelo social

O candidato a vereador de Araruama, Professor Khristian Giovanney, traz uma proposta sólida e focada… Leia Mais

3 de outubro de 2024

Brasil registra 66 mil casos de câncer de mama por ano

Outubro Rosa é o mês de conscientização e combate ao câncer de mama. O movimento… Leia Mais

2 de outubro de 2024

MPBúzios: Faltam 9 dias para o maior evento da música popular brasileira

Búzios está em contagem regressiva: faltam 9 dias para o maior evento da música popular… Leia Mais

2 de outubro de 2024

Este site utiliza cookies