A Casa Scliar, em Cabo Frio, vai ter programação gratuita para os 130 anos da Lei Áurea, que aboliu a escravidão no Brasil. Neste sábado (12) e domingo (13), o local vai ter filmes, exposições e aulas de tambor.
O primeiro longa a ser exibido será Orfeu Negro – vencedor do Oscar de melhor filme estrangeiro em 1960 – no sábado, às 18h30, na sala Nelson Pereira dos Santos. A classificação indicativa é de 12 anos.
As atividades terão retorno no domingo, às 14h, com a exibição de Pantera Negra, filme sucesso de bilheteria e reconhecido pela representatividade negra. Às 18h está previsto um aulão de Tambor de Iaiá com o grupo Griot.
A exposição Respeito Dá o Tom, uma referência ao programa de igualdade e diversidade da Prolagos, é composta de fotografias, esculturas, filmes, ambientação musical e reprodução audiovisual que destaca a importância da cultura afro-brasileira na formação da sociedade.
A exposição também conta com painéis fotográficos que homenageiam personalidades que fizeram a diferença na esfera social e cultural do país. Um dos momentos de destaque é a peça interativa que convida o visitante a levantar a bandeira Respeito Dá o Tom.