Búzios lidera o ranking do município que mais salvou vidas durante a pandemia da COVID-19, com 4.787 pessoas curadas. De acordo com a estatística da Secretaria Estadual de Saúde, a cidade apresenta a menor taxa de letalidade da Baixada Litorânea com o índice de 1,2%. Em segundo lugar está Iguaba Grande, com 2,5%, seguido de Casemiro de Abreu, com 3,0%, Rio das Ostras 3,8 %, Arraial do Cabo 4,9%, São Pedro da Aldeia 5,3%, Cabo Frio 5,3%, Araruama 6,0%, e em última posição, Saquarema, com a taxa 9 vezes maior totalizando 10,1%.
A taxa de letalidade representa a proporção de infectados que chega a óbito – ou seja, pacientes que morrem vítimas da Covid-19, em relação ao total de infectados. Ela é um instrumento importante para o monitoramento e estudo de epidemias.
Para o Secretário de Saúde de Búzios, Dr. Marcelo Amaral, quatro ações foram implementadas para este resultado ser alcançado: Fortalecimento da Rede de Atendimento Especializado, ampliação da estrutura de atendimento hospitalar, reforço na fiscalização e campanha de conscientização.
– Desde o início do ano estamos preocupados em fortalecer a estrutura da nossa saúde. Aumentamos o quantitativo de agentes de saúde para que pudéssemos controlar e monitorar os casos de COVID-19, instalamos 3 tendas de triagem para descentralizar o atendimento, para que o paciente não precisasse se deslocar para longe de sua residência em busca de atendimento. Ampliamos a testagem, para realizarmos um diagnóstico precoce, principalmente nos pacientes a serem internados, instalamos um hospital de campanha, ampliando nossa quantidade de leitos que eram 12 e hoje possuímos 35. Aumentamos nossa capacidade de atendimento na Unidade de Pacientes Graves (UPG) de 6 leitos para 16 e aumentamos nosso quantitativo de médicos para 37 profissionais em atendimento exclusivo ao diagnóstico de coronavírus. Reforçamos o abastecimento dos nossos insumos hospitalares, para tratamento imediato aos sintomas. Em ação conjunta entre Guarda Civil, Postura e Vigilância Sanitária, a fiscalização de aglomerações e das medidas de prevenção foi intensificada em todo município. A implementação de forte campanha de conscientização da população, trouxe a colaboração dos Buzianos na fiscalização em toda a cidade – concluiu Dr. Marcelo.