Categoras: Cultura

Destinos para quem ama literatura

Publicidade

Sim, os livros são capazes de nos fazer viajar para muitos lugares, sejam eles existentes ou não. Para os amantes da leitura, não é difícil viajar sem sair de casa.  Mas já se imaginou viajando para os lugares que conhecemos nos livros? Ter a experiência real e concreta do imaginário em bibliotecas, acervos e pontos históricos?

A Elegante Online traz 8 destinos ao redor do mundo para você viajar – literalmente- e se encantar.

Rio de Janeiro, RJ
Fortaleza, CE
Itabira, MG
Buenos Aires, Argentina
Praga, República Tcheca
Paris, França
Londres, Inglaterra
Dublin, Irlanda

Rio de Janeiro, RJ

A Cidade Maravilhosa foi o polo literário e intelectual de maior importância para o Brasil, durante muitos anos, podendo ser considerada como o berço da literatura brasileira. . Ao passear durante um dia pelo centro histórico da cidade, será possível visitar a Academia Brasileira de Letras, onde o grande destaque fica por conta da exposição em homenagem ao Bruxo do Cosme Velho, além de conhecer lugares como a Biblioteca Nacional e o Real Gabinete Português de Leitura. Neste último, as prateleiras lotadas e a decoração requintada impressionam os visitantes, garantindo momentos únicos a cada um deles.

Fortaleza, CE

Terra de José de Alencar, autor de clássicos como Senhora e Iracema. Hoje, muitos espaços culturais da capital cearense levam o seu nome como homenagem, o que atrai a atenção de seus fãs. Sua primeira casa está aberta para o público e expõe um acervo formado por objetos pessoais, mobília e outros artigos que ajudam manter viva a memória do escritor. A moradia fica ainda em uma área verde, com um toque bucólico contrastante com o litoral de Fortaleza. É o local perfeito, portanto, para viajar no tempo e chegar até o século 19, como num passe de mágica.

Itabira, MG

“Mundo mundo, vasto mundo” é um verso que aparece no poema mais famoso de Carlos Drummond de Andrade. E quer coisa mais harmônica com viajar que lembrar a imensidão do mundo? É por isso que quem conhece e admira a obra de Drummond deve visitar Itabira, cidade natal do poeta. Ao chegar neste destino mineiro, o visitante tem a chance de percorrer os “Caminhos Drummondianos”, que demonstram a relação de Drummond com a cidade de Itabira através de placas-poemas localizadas nos lugares citados pelo poeta em suas obras, vivenciando de forma única toda a sua criação poética.

Buenos aires, Argentina

São vários os motivos que fazem de Buenos Aires o destino perfeito para quem ama literatura. Sua áurea intelectualizada, o grande número de livrarias e o fato de ter sido ponto de encontro para muitos escritores de renome em toda América Latina são apenas algumas das razões. Ao passar os dias por ali, todo leitor que se preze deverá visitar lugares como a Livraria El Ateneo (segunda mais bela do mundo), o Café Tortoni e a Casa de Jorge Luís Borges, um dos maiores nomes da literatura argentina.

Praga, República Tcheca

Foi em Praga que nasceu Kafka, um dos mais importantes escritores da Literatura Universal. É ali também que fica a Biblioteca do Mosteiro de Strahov (foto), que por sua beleza descomunal se destaca facilmente entre as mais belas do mundo. Estes dois fatos sobre a capital tcheca são mais que convincentes para visitar a cidade, que agrada de um jeito todo especial os amantes da literatura.

Paris, França

Paris foi o centro do mundo durante muitos anos, principalmente durante o período em que a arte e a literatura passaram por evoluções marcantes. Foi também a inspiração para escritores consagrados, tendo recebido cada um deles sempre de braços abertos. Na capital francesa, leitores apaixonados poderão visitar o cemitério Père Lachaise (foto), onde estão enterrados Proust, Oscar Wilde e Colette, entre outros escritores que marcaram época. As bibliotecas e as galerias de arte parisienses também deixarão seus dias por lá muito mais literários.

Londres, Inglaterra

A Biblioteca Nacional Britânica (foto) impressiona pelos números. Sua coleção tem 170 milhões de exemplares, de vários países e em diversos idiomas. O prédio atual foi inaugurado em 1973, mas seu acervo vem se formando desde 1753. Todos os seus livros são preservados em formato impresso e digital. Ao ano, mais de um milhão de visitantes têm o privilégio de percorrer suas prateleiras. E muitas outras atrações literárias estão à espera deste grandioso público.

Publicidade
Deixe um comentário
Publicado por:

Publicações recentes

Cabo Frio sanciona lei que concede desconto de 40% no IPTU da rede hoteleira

A Prefeitura de Cabo Frio sancionou, nesta quinta-feira (25), o Projeto de Lei 3.950, que… Leia Mais

26 de abril de 2024

Show do cantor Di Ferrero abre Campeonato Estatual de Motocross e Supercross neste fim de semana em Búzios

Búzios: Os preparativos para o Campeonato Estadual de Motocross e Supercross na Fazenda Cunha Bueno,… Leia Mais

25 de abril de 2024

Inscrições abertas para Cursos de Informática gratuitos em Rio das Ostras

O Programa Municipal de Qualificação Profissional, da Secretaria de Gestão Pública, abriu processo seletivo para cursos presenciais gratuitos de… Leia Mais

23 de abril de 2024

Este site utiliza cookies