Economia

O que fazer quando chega a hora de economizar?

Chegou a hora de economizar, mas não deixe esse fato se transformar em um bicho de sete cabeças. Pare para pensar na forma que você vem cuidando de suas finanças e de como tem controlado os gatos. Faça uma lista dos erros que você possivelmente tenha cometido para não realizar novamente. E, principalmente, tenha calma. O ato de economizar é um processo lento, exige atenção e que se torne uma rotina.

Veja se vale a pena pagar por serviços não utilizados

Sabe aquele clube que você quase não vai? Ou então a academia que você está até agora enrolando para ir? Ou qualquer outro serviço, como um pacote de televisão ou telefone, algum site que exija um pagamento para você ter uma conta. Se você não o utiliza mais ou fica apenas na promessa, melhor refletir se vale a pena realmente continuar gastando esse dinheiro.

Não ignore os pequenos gastos

Isso mesmo, de pouquinho em pouquinho o gasto acaba sendo grande. Tente controlar qualquer tipo de compra, por mais singela que ela seja. Nós sempre focamos nos gastos maiores e acabamos muitas das vezes não notando o que gastamos aos pouquinhos.

Pesquise e compare preços

É cansativo, mas no final vale muito a pena. Tenha sempre mais de três opções na hora de comprar, a primeira opção nem sempre é a melhor. E quando se quer economia, qualquer diferença de valor é lucro.

Aproveite descontos e pacotes de serviços/produtos

Muitas lojas já possuem esse tipo de oferta e cabe a você avaliar se vale a pena ou se é do seu interesse. Fique atento para não ser aqueles pacotes de ‘promoção’ que apenas são a soma dos valores já existentes. Procure sempre saber o valor original de cada serviço/produto para comparar com as ofertas.

Despesas para cima, renda para baixo

Na hora em que estiver criando as metas para seu orçamento, arredonde sempre as despesas para cima e a renda para baixo. Afinal, é sempre melhor sobrar do que faltar.

Pague suas contas no mesmo dia

Não deixe para depois! O risco das contas se acomularem é grande, dificultando depois o pagamento de tudo. Se tornando uma grande bola de neve.

Trabalho em equipe

Transparência e sinceridade são os pontos principais para conseguir reorganizar as finanças. Todos podem ajudar de alguma forma, então, mantenha uma conversa com a família. Nada funciona sem harmonia, inclusive as finanças. Lembre-se que todos na família devem ser aliados, entendendo e cooperando para que os planos funcionem.

Artigo anterior

São Pedro abre 75 vagas de emprego para restaurantes

Próximo Artigo:

Whatsapp terá função que mostra onde você está em tempo real

Raissa Lopes

Raissa Lopes

Estudante de Jornalismo, amante de livros e curando o tédio com curiosidade.

Sem comentário

Faça um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *