Categoras: Cultura

Festival do Choro de Cabo Frio começa nesta sexta-feira (12)

Publicidade

Para a alegria dos amantes da música instrumental brasileira, o Festival do Choro de Cabo Frio começa nesta sexta-feira (12), com a participação de grandes nomes do cenário nacional, além de talentosas atrações locais. As apresentações acontecerão até domingo (14), sempre a partir das 18h, em um palco montado em frente à Casa do Artesanato, diante de um dos principais cartões-postais da cidade

Na sexta (12), a programação conta com o show do Grupo Chora que Melhora; além das apresentações do Grupo Choro no Quintal e do histórico Conjunto Época de Ouro. O festival prossegue no sábado (13), com as apresentações do Trio Julio; da cantora e bandolinista Nilze Carvalho; e do Grupo Choro Novo. Por fim, no domingo (14), sobem ao palco o violonista Rúben Pereira e o Trio Turuna. Em todos os dias, o festival começa às 18h, com abertura do DJ Gira Vinil, que vai animar o público nos intervalos e no encerramento.

O evento é gratuito e aberto a toda a família. Além de reunir os amantes do gênero, o festival é uma oportunidade para conhecer mais um pouco do primeiro estilo musical urbano tipicamente brasileiro e prestigiar o trabalho de grandes músicos e cantores, vários deles de renome nacional.

Conheça um pouco mais das atrações do Festival do Choro de Cabo Frio:

Gira Vinil – Trabalho de pesquisa, curadoria e discotecagem, que valoriza a Música Popular Brasileira e os registros fonográficos em LPs de vinil, as famosas “bolachas”. Idealizado em 2016, o coletivo é formado pelo produtor cultural Renan Veiga; pelo beatmaker e turismólogo Klauss Melo ‘Mr.Kondbeats’, e pelo cineasta Rafael Turrini.

Chora que Melhora – O “supergrupo” formado pelos violonistas Paulinho Bandolim e Marcos Guida; pelo multi-instrumentista Marco de Pinna e pelo percussionista Eber de Freitas se reúne para levar a nata do repertório do chorinho ao público de Cabo Frio.

Choro no Quintal – O Coletivo partiu da ideia de reunir músicos na casa da família Lopes, em Cabo Frio, para tocar choro. A formação conta com Marcilio Lopes (bandolim); Gabriel Leite (clarinete, flauta e saxofone); Josimar Carneiro (violão de sete cordas); Adalberto Miranda (violão de seis cordas); Junio Vidal (cavaquinho); Juarez Lopes (pandeiro) e João Victor (percussão).

Conjunto Época de Ouro – O histórico conjunto regional de choro fundado por Jacob do Bandolim em 1964 também vai marcar presença no Festival. O repertório repleto de clássicos do gênero promete emocionar o público. A atual formação conta com João Camarero (violão de sete cordas); Luis Flavio Alcofra (violão de seis cordas); Celsinho Silva (pandeiro); Ronaldo do Bandolim; Jorge Filho (cavaquinho) e Antonio Rocha (flauta e flautim).

Trio Julio – O Trio Julio é formado pelos irmãos Magno Júlio (percussão) e os gêmeos: Marlon Júlio (violão 7 cordas) e Maycon Júlio (bandolim). Com repertório de ritmos brasileiros como samba, choro, baião e frevo, o Trio interpreta músicas autorais e de grandes compositores da música instrumental brasileira, com arranjos e adaptações próprias.

Nilze Carvalho – Cantora, compositora e instrumentista, Nilze iniciou a carreira ainda na adolescência, como o álbum “Choro de Menina”, em 1981. Desde então, fez sólida carreira nacional e internacional, e gravou mais de uma dezena de discos, incluindo “Verde Amarelo Negro Anil”, de 2015, indicado ao Grammy Latino de melhor álbum de samba.

Choro Novo – Grupo de choro criado no Rio de Janeiro no ano de 2010. Integrado por Abel Luiz (cavaquinho, bandolim, violão tenor e viola caipira), Marlon Mouzer (violão 7 cordas) e Reinaldo Pestana (bateria e percussão). Desde então participou de inúmeros projetos e apresentações.

Rúben Pereira – É violonista de sete cordas, tendo sido aluno de mestres do choro como Dino 7 cordas, Mauricio Carrilho e Luiz Otávio Braga. Fundador do Coletivo Só Pra Moer, é também o criador do Festival Cultural Benedicto Lacerda em Macaé e de muitas rodas e movimentações culturais na região.

Trio Turuna – O grupo é formado por Marcílio Lopes (bandolim), Jayme Vignoli (cavaquinho) e Paulo Aragão (violão). O trabalho do trio presta tributo a diversos compositores, pedras fundamentais do choro, como Anacleto de Medeiros, Pixinguinha, Jacob do Bandolim e Ernesto Nazareth, além de apresentar composições autorais.

Confira a seguir a programação completa do Festival do Choro de Cabo Frio:

Dia 12 de maio (sexta-feira):

18h e intervalos – Gira Vinil

19h – Chora que Melhora

20h30 – Grupo Choro no Quintal

22h – Conjunto Época de Ouro

Dia 13 de maio (sábado):

18h e intervalos – Gira Vinil

19h – Trio Julio

20h30 – Nilze Carvalho

22h – Grupo Choro Novo

Dia 14 de maio (domingo):

18h e intervalos – Gira Vinil

19h – Rúben Pereira

20h30 – Trio Turuna

Publicidade
Christopher Lima

Deixe um comentário
Publicado por:
Christopher Lima

Publicações recentes

Livro que narra história do “Faraó dos Bitcoins” é lançado em Cabo Frio nesta quarta-feira (22)

O livro QUEDA LIVRE, que conta A HISTÓRIA DE GLAIDSON E MIRELIS, FARAÓS DOS BITCOINS,… Leia Mais

17 de maio de 2024

Sebrae RJ promove Sessão de negócios gratuita em Rio das Ostras

Os empresários de Rio das Ostras terão uma excelente oportunidade de realizar negócios no próximo… Leia Mais

16 de maio de 2024

Cabo Frio realiza Seminário Municipal de Educação Antirracista

B Buscando enfrentar o racismo por meio de reflexões e diálogos construtivos, conforme a legislação… Leia Mais

15 de maio de 2024

Este site utiliza cookies