Categoras: Saúde

Gestantes e puérperas com comorbidades serão vacinadas por meio de agendamento em Cabo Frio

Publicidade

A partir desta semana, gestantes e puérperas com até 45 dias após o parto passam a ser vacinadas contra a Covid-19 por agendamento em Cabo Frio. O agendamento e a imunização ocorrem nas unidades de saúde específicas para a campanha contra o coronavírus. 

Para o agendamento é preciso informar nome, e-mail e duas opções de número de telefone para contato. A marcação deve ser feita nas Unidade de Básica de Saúde (UBS) ou Estratégia Saúde da Família (ESF) do bairro mais próximo da residência nas terças e quartas-feiras, de 9h às 16h, e quintas-feiras, de 9h às 12h.

A vacinação deste grupo será de forma gradativa. A equipe de imunização da Secretaria Municipal de Saúde vai entrar em contato com cada pessoa agendada para informar hora e local. A estratégia é marcar o número de pessoas de acordo com a abertura de cada frasco, que possui tempo de utilização determinado após a abertura.

A medida segue a orientação do Ministério da Saúde e da sexta edição do Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação contra a Covid-19. A recomendação para prosseguir com a imunização das gestantes e puérperas (até 45 dias) com comorbidades foi embasada no cenário epidemiológico nacional, considerando o risco aumentado para desenvolvimento de formas graves da doença e complicações obstétricas.

A nota técnica esclareceu que foi notificado apenas um caso de evento adverso em relação à vacina AstraZeneca/Oxford/Fiocruz em gestante, e ainda não foi avaliada completamente a segurança do imunizante para este grupo, especificamente. Entretanto, estudos realizados até o momento não demonstraram risco aumentado de complicações.

Considerando a necessidade de mais dados de segurança da vacina AstraZeneca/Oxford/Fiocruz para gestantes e puérperas, o documento conclui que neste momento está suspenso o uso do imunizante do laboratório para este grupo, que segue recebendo as demais vacinas que não contenham o vetor viral: a CoronaVac/Butantan ou Pfizer/BioNTech. Ainda assim, segundo o Ministério da Saúde, é necessária a prescrição médica após avaliação individualizada de risco e benefício.

As gestantes e puérperas que já tenham recebido a primeira dose da AstraZeneca deverão aguardar o término do período de gestação e puerpério para receber a segunda dose da vacina. Membros do grupo de trabalhadoras de saúde podem se vacinar após avaliação individual de risco e benefício para receber a segunda dose antes da conclusão da gestação ou puerpério.

Publicidade
Christopher Lima

Deixe um comentário
Publicado por:
Christopher Lima
Marcadores: Cabo FrioVacinação

Publicações recentes

Show do cantor Di Ferrero abre Campeonato Estatual de Motocross e Supercross neste fim de semana em Búzios

Búzios: Os preparativos para o Campeonato Estadual de Motocross e Supercross na Fazenda Cunha Bueno,… Leia Mais

25 de abril de 2024

Inscrições abertas para Cursos de Informática gratuitos em Rio das Ostras

O Programa Municipal de Qualificação Profissional, da Secretaria de Gestão Pública, abriu processo seletivo para cursos presenciais gratuitos de… Leia Mais

23 de abril de 2024

Cabo Frio recebe Roda Cultural com apresentações circenses e hip hop, neste sábado (20)

ela primeira vez na cidade, Cabo Frio recebe o Cirque Hop, um evento internacional que… Leia Mais

19 de abril de 2024

Este site utiliza cookies