Categoras: Saúde

Lubrificantes íntimos: tudo o que você queria saber

Publicidade

Imagine escorregar em um tobogã sem água. Não é tão divertido assim, né? A ideia é a mesma quando uma relação sexual acontece sem que haja lubrificação adequada para favorecer a penetração.

Para que o sexo seja sinônimo de conforto existem lubrificantes íntimos que ajudam quando a lubrificação natural é deficiente ou inexistente. Seu uso diminui o atrito e evita lesões ou ardências durante a fricção do ato sexual. Com isso, naturalmente, o sexo torna-se mais agradável para o casal. Entretanto o uso desse produto ainda gera muitas dúvidas entre homens e mulheres.

Atualmente, existem diversos tipos de lubrificantes, de acordo com a substância principal usada em sua formulação. Os principais são:

Lubrificantes à base de água: são hipoalergênicos (não causam alergias), não reagem com o látex da camisinha, não mancham tecidos e são fáceis de ser encontrados à venda. Porém, são menos espessos do que os outros lubrificantes íntimos.

Lubrificantes à base de silicone: não reagem com o látex. Entretanto, limpá-lo da pele é mais difícil (se comparado à limpeza dos lubrificantes à base de água) e, em algumas pessoas, a composição pode causar alergias.

Lubrificantes à base de óleo ou petróleo: são mais espessos que os lubrificantes à base de água e silicone. Por outro lado, são contraindicados, pois podem reagir com o material da camisinha e causar seu rompimento. Atualmente, estão praticamente extintos do mercado.

E se engana quem acha que o uso desse tipo de produto não faz diferença. Um estudo da Universidade Indiana, realizado em 2009, por exemplo, apontou que as mulheres que usaram lubrificantes durante a atividade sexual tiveram um sexo mais prazeroso e satisfatório.

A falta de lubrificação é causada por alterações hormonais que dificultam o processo. “Menopausa, anticoncepcionais, medicamentos antialérgicos, presença de corrimento vaginal e estresse podem interferir na produção natural de lubrificante vaginal”, explicam os especialistas.

O problema é mais comum do que se imagina. Cerca de um terço das mulheres jovens afirma sentir falta de lubrificação, de acordo com pesquisadores da Universidade de Indiana, nos EUA. E a causa está pode estar ligada a outro fator. A pressa. Ao apresentar excitação sexual adequada, a mulher adquire a lubrificação vaginal suficiente para favorecer a penetração. Mas isso demanda tempo, e neste caso, acelerar as preliminares não é uma boa alternativa.

Publicidade
Christopher Lima

Deixe um comentário
Publicado por:
Christopher Lima
Marcadores: saúdeSexo Seguro

Publicações recentes

Terceira Roda de Conversa “Juventude Negra Livre” será em Tamoios na próxima quinta (2)

A Coordenadoria-geral de Igualdade Racial convoca a população de Cabo Frio para a terceira Roda… Leia Mais

2 de maio de 2024

Exposição de Orquídeas e Plantas Ornamentais acontece no Horto Municipal, em Cabo Frio, a partir de sexta (3)

Na busca de resgatar o amor pelas plantas e flores, o Horto Municipal Antônio Ângelo… Leia Mais

2 de maio de 2024

Cabo Frio sanciona lei que concede desconto de 40% no IPTU da rede hoteleira

A Prefeitura de Cabo Frio sancionou, nesta quinta-feira (25), o Projeto de Lei 3.950, que… Leia Mais

26 de abril de 2024

Este site utiliza cookies