Categoras: Saúde

Como preparar a marmita ideal para o trabalho

Publicidade

Em tempos de crise, almoçar fora todos os dias é algo que pesa no bolso de muita gente. E como comer em casa não é uma opção para maior parte dos trabalhadores, a alternativa é levar a boa e velha marmita. Porém, alguns cuidados são necessários para que o almoço esteja sempre ideal. Confira algumas dicas para preparar e transportar o almoço sem perder o sabor caseiro.

Conserve na geladeira

Alimentos expostos à temperatura ambiente correm grandes riscos de se tornarem focos de proliferação de bactérias, segundo a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Com a chegada do verão, esse risco aumenta ainda mais. Por isso, é muito importante preservar a temperatura dos alimentos ao mantê-los na geladeira até a hora do almoço.

Para transportá-la, escolha uma bolsa térmica que mantenha a temperatura fria. E procure não deixar o recipiente por mais de uma hora fora da refrigeração. Caso o tempo exceda, a chance de adquirir uma intoxicação alimentar aumenta.

Embalagem ideal

No comércio existem várias opções disponíveis, porém, as mais recomendadas são as embalagens de vidro, daquelas próprias para micro-ondas. É a opção mais segura quando se deseja aquecer diretamente. A vantagem desse tipo de material é a facilidade na hora de lavar, além de não conservar o sabor de outros alimentos.

As marmitas de plástico podem conter substâncias tóxicas em sua composição, que são liberadas no aquecimento da comida. Caso não queira descartar a sua, procure colocar os alimentos em um prato antes de levar ao micro-ondas para esquentá-los.

Seja lá qual for a sua marmita, nunca encha de comida até a borda. Os caldos dos alimentos podem vazar e fazer um verdadeiro estrago na bolsa térmica.

Alimentos frios X quentes

O ideal é adquirir uma marmita que tenha divisórias – ou levar alimentos quentes e frios em embalagens separadas. E evite alguns alimentos como carnes cruas. Se você ficar muito tempo no trânsito, por exemplo, elas podem se tornar um foco de contaminação.

Quanto à salada, o ideal é temperar na hora em que for consumir. Fazer isso antes faz com que as folhas murchem no passar das horas. Além do risco do molho espalhar e invadir o espaço de outros alimentos, enquanto é transportada.

Ao terminar seu almoço, lave imediatamente a sua marmita. Use bastante água e sabão para não deixar nenhum rastro de comida do dia anterior. Para facilitar a lavagem, prefira marmitas com tampas e recipientes lisos.

Publicidade
Christopher Lima

Deixe um comentário
Publicado por:
Christopher Lima

Publicações recentes

Terceira Roda de Conversa “Juventude Negra Livre” será em Tamoios na próxima quinta (2)

A Coordenadoria-geral de Igualdade Racial convoca a população de Cabo Frio para a terceira Roda… Leia Mais

2 de maio de 2024

Exposição de Orquídeas e Plantas Ornamentais acontece no Horto Municipal, em Cabo Frio, a partir de sexta (3)

Na busca de resgatar o amor pelas plantas e flores, o Horto Municipal Antônio Ângelo… Leia Mais

2 de maio de 2024

Cabo Frio sanciona lei que concede desconto de 40% no IPTU da rede hoteleira

A Prefeitura de Cabo Frio sancionou, nesta quinta-feira (25), o Projeto de Lei 3.950, que… Leia Mais

26 de abril de 2024

Este site utiliza cookies