Categoras: Atualidades

Médica brasileira está entre os 10 cientistas mais importantes do mundo

Publicidade

Celina Turchi, da Fiocruz Pernambuco, acaba de entrar para o seleto grupo dos cientistas mais importantes do mundo, segundo a revista Nature – uma das mais importantes do campo científico.

A médica – formada pela Universidade Federal de Goiás, mestre em epidemiologia pela London School of Hygiene & Tropical Medicine e doutora pelo Departamento de Medicina Preventiva da Universidade de São Paulo – foi quem liderou a pesquisa que descobriu a relação entre o zika vírus e o surto de microcefalia em recém-nascidos.

Apesar do grande reconhecimento, Celina faz questão de enaltecer a equipe de pediatras, neurologistas, epidemiologistas e biólogos especialistas em reprodução que trabalharam junto com ela para chegar à conclusão dos estudos.

“São cientistas que têm muito interesse, que se empenharam muito, trabalharam em equipes multidisciplinares, com múltiplas universidades e institutos de pesquisa. Esta distinção é para todos os componentes deste grupo. Sinto que estou só representando um grupo de cientistas e profissionais de saúde do Brasil”, afirmou Celina à agência Lusa.

A descoberta da relação entre o zika vírus e a microcefalia aconteceu após a comparação de bebês com e sem a má-formação craniana, nascidos no mesmo hospital de Recife e no mesmo período (janeiro a maio de 2016).

Ao analisar o sangue e o líquido cefalorraquidiano (que envolve o sistema central) dos dois grupos, foi constatado que 13 dos 32 bebês com microcefalia tinham o zika vírus nas amostras, ao contrário dos bebês saudáveis. A pesquisa deve continuar e vai incluir mais casos para serem estudados.

Publicidade
Renata Nóbrega

Deixe um comentário
Publicado por:
Renata Nóbrega

Publicações recentes

Show do cantor Di Ferrero abre Campeonato Estatual de Motocross e Supercross neste fim de semana em Búzios

Búzios: Os preparativos para o Campeonato Estadual de Motocross e Supercross na Fazenda Cunha Bueno,… Leia Mais

25 de abril de 2024

Inscrições abertas para Cursos de Informática gratuitos em Rio das Ostras

O Programa Municipal de Qualificação Profissional, da Secretaria de Gestão Pública, abriu processo seletivo para cursos presenciais gratuitos de… Leia Mais

23 de abril de 2024

Cabo Frio recebe Roda Cultural com apresentações circenses e hip hop, neste sábado (20)

ela primeira vez na cidade, Cabo Frio recebe o Cirque Hop, um evento internacional que… Leia Mais

19 de abril de 2024

Este site utiliza cookies