Moda

3 movimentos da moda que agitaram o século 20

Olhando a ascensão e a queda de diversos movimentos no decorrer da civilização, a moda pode ser considerada uma importante forma de aprendizado. Cada criação feita, cada peça de roupa que desfilou pelas ruas, é um pedaço de história. Isso mesmo, para chegar na roupa que você está usando hoje, muita revolução aconteceu no universo da moda e na história. E pensando nisso, separamos 3 movimentos da moda que agitaram o século 20.

Flapper

Exemplificada pelos cabelos no estilo bob curto, vestidos de cintura baixa (às vezes com franjas) e saias mais curtas. O ideal erótico era a androginia, um contraste à moda restrita dos corsets, crinolinas e saias longas. Este comportamento surgiu devido à onda de liberalismo pós Primeira Guerra Mundial e à cultura musical da época. Flapper, ou melindrosa, se tornou um símbolo da emancipação feminina, do sexo antes do casamento, fo controle de natalidade, da possibilidade de se falar palavrão e da independência financeira.

Beatniks

O movimento começou nos EUA entre os estudantes e foi a primeira sucultura a usar roupa preta como símbolo do luto pela sociedade e pelas guerras. O vestuário masculino contava com calça levis, camisetas, blusas de gola rolê, camisas para fora das calças. Enquanto que no vestuário feminino a silhueta era estreita: calças justas e curtas, twin sets, blusas largas e longas usadas sobre saia lápis, além das sapatilhas de balé simbolizando a aversão ao salto alto e fino. Atualmente o estilo beatnik é vendido sob a estética de boemia intelectual.

Rockers

O rock n’ roll era o estilo musical dos adolescentes da década de 50. Apesar do rock and roll ser visto como perigoso, subversivo e até mesmo obsceno, os rockers eram avessos ao uso de drogas, se reuniam em cafés e depois partiam para correr com suas motos. O vestuário masculino contava com camisetas brancas, jaquetas curtas de couro, jeans Levi’s, botas. Enquanto as mulheres usavam camiseta e jeans com tênis ou bota. Ou então uma versão jovial do new look: saia godê completa ou saia franzidas, plissadas ou pregueadas, com blusas gola colher, cardigans, lenços no pescoço e sapatilhas ou tênis. Os rockers posteriormente influenciariam o movimento punk nos anos 70.

Artigo anterior

Cabo Frio oferece cursos de qualificação profissional em parceria com Senai

Próximo Artigo:

Os maiores clássicos da literatura mundial

Raissa Lopes

Raissa Lopes

Estudante de Jornalismo, amante de livros e curando o tédio com curiosidade.

Sem comentário

Faça um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *