Categoras: Atualidades

Paquistanês dá aula ao ar livre para crianças carentes há 30 anos

Publicidade
Mohammed Ayub ensina crianças carentes há 30 anos (Foto: B.K. Bangash/AP)

Num país onde o direito à educação de meninas e mulheres ainda é um tabu enfrentado por Malala Yousafzai e outros ativistas, vive um homem chamado Mohammed Ayub, de 57 anos, que há trinta anos desenvolve um incrível projeto social numa pracinha de Islamabad, capital do país.

Ayub é um homem carente e chegou à cidade em 1976, juntamente com seus pais e irmãos mais novos. Após algum tempo seu pai adoeceu e, no leito de morte, pediu que o filho mais velho nunca deixasse faltar educação para os irmãos. Ele foi além e conseguiu atingir a vida de centenas de crianças.

“Não sei dizer quantas pessoas passaram pela escola nestes 30 anos. Devem ser milhares”, disse Ayub à Associated Press. “Sei que vou continuar esta missão até o meu último suspiro.”
Ele começou a ensinar as crianças em 1985, depois de ver um menino de 12 anos servindo mesas em um restaurante. “Pensei: ele não é diferente que meu irmão mais novo. Então decidi ensiná-lo e isso foi o começo da minha missão na escola ao ar livre”, disse.

Depois desse menino, Ayub buscou outros que também trocavam os estudos por trabalhos. Aos poucos, conseguiu convencê-los da importância em priorizar o conhecimento. As autoridades locais de Islamabad concordam em não incomodar o professor, desde que o mesmo não monte uma estrutura permanente.

Hoje, ele já despertou a vida de muitas crianças outrora analfabetas. A grande lição está na fórmula mágica com que rege o projeto: amor. Por ele, seus seguidores dizem que se espelham para fazerem o mesmo no futuro. É a grande prova de que os ensinamentos de Gandhi ainda são levados a sério: Seja a mudança que você quer ver no mundo.

Publicidade
Deixe um comentário
Publicado por:

Publicações recentes

Show do cantor Di Ferrero abre Campeonato Estatual de Motocross e Supercross neste fim de semana em Búzios

Búzios: Os preparativos para o Campeonato Estadual de Motocross e Supercross na Fazenda Cunha Bueno,… Leia Mais

25 de abril de 2024

Inscrições abertas para Cursos de Informática gratuitos em Rio das Ostras

O Programa Municipal de Qualificação Profissional, da Secretaria de Gestão Pública, abriu processo seletivo para cursos presenciais gratuitos de… Leia Mais

23 de abril de 2024

Cabo Frio recebe Roda Cultural com apresentações circenses e hip hop, neste sábado (20)

ela primeira vez na cidade, Cabo Frio recebe o Cirque Hop, um evento internacional que… Leia Mais

19 de abril de 2024

Este site utiliza cookies