Categoras: Atualidades

Pesquisa mostra que 67% dos ciclistas de Cabo Frio usam bicicleta como principal meio de transporte

Publicidade

Em Cabo Frio, 67,2% dos ciclistas utilizam a bicicleta como principal meio de transporte. A média do município cabo-friense é maior do que a nacional, que é de 51,2%. Isso é o que mostra a terceira edição da pesquisa sobre o perfil de ciclistas urbanos, lançada nesta quinta-feira (10) pela organização Transporte Ativo e pelo Laboratório de Mobilidade Sustentável (LABMOB) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

A pesquisa foi realizada em Cabo Frio por agentes da Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana, com apoio da Secretaria Adjunta de Licenciamento e Fiscalização. Ao todo foram ouvidos 738 ciclistas, do dia 23 de setembro ao dia 11 de novembro do ano passado.

As entrevistas aconteceram no Centro, São Cristóvão, Praia do Forte, Jardim Esperança, Boca do Mato, Gamboa, Jacaré, Jardim Caiçara e Tamoios, entre outras localidades. O objetivo foi mostrar as principais tendências do deslocamento por bicicleta no cenário do município.

De acordo com a sondagem, 84% dos ciclistas cabo-frienses pedalam cinco dias por semana, enquanto que a média nacional é de 72,5%. Outro destaque é o tempo de deslocamento. De acordo com a pesquisa, 73,7% dos ciclistas de Cabo Frio levam até 30 minutos no principal percurso; 40,7% utilizam a bicicleta combinada a outro modo de transporte; e 52% dos ciclistas que participaram da sondagem têm idade entre 25 e 34 anos.

A pesquisa mostra ainda que 68,7% dos ciclistas cabo-frienses usam a bicicleta para se locomover para o trabalho; 49,4% para fazer compras; 53,8% socialmente; e 17,6% para ir à escola ou faculdade. O levantamento indica ainda que, na pandemia da covid-19, 50,1% das pessoas alteraram a rotina para andar de bicicleta; e 36,8% aumentaram o deslocamento com a bike.

Dos entrevistados, 35,8% afirmaram que os motivos que os levaram a pedalar foi a saúde; 28,9% foi devido a rapidez e praticidade; e 22% o custo. Com relação ao estímulo para andar mais de bicicleta, 48,3% afirmam que a infraestrutura é importante para aumentar as pedaladas; e 23% afirmam que a segurança no trânsito também é um fator importante.

Para o secretário municipal de Mobilidade Urbana, Jefferson Buitrago, a pesquisa coloca Cabo Frio em uma posição estratégica em relação às bicicletas como meio de transporte.

Publicidade
Christopher Lima

Deixe um comentário
Compartilhe
Publicado por:
Christopher Lima

Publicações recentes

Semana Gospel de Búzios começa na próxima quinta-feira com shows de Bruna Karla, Eli Soares e Fhop

Na próxima quinta-feira (11), a Prefeitura realizará a abertura da edição 2024 da Semana Gospel… Leia Mais

8 de outubro de 2024

Araruama: Khristian Giovanney afirma que vai lutar pelo social

O candidato a vereador de Araruama, Professor Khristian Giovanney, traz uma proposta sólida e focada… Leia Mais

3 de outubro de 2024

Brasil registra 66 mil casos de câncer de mama por ano

Outubro Rosa é o mês de conscientização e combate ao câncer de mama. O movimento… Leia Mais

2 de outubro de 2024

Este site utiliza cookies