Um estudo americano mostrou que o hábito de assistir muitos episódios de séries ou filmes em sequência está associado a comportamentos solitários e maior risco de depressão. Os pesquisadores da Universidade do Texas em Austin, nos Estados Unidos entrevistaram 316 pessoas com idades entre 18 e 29 anos.
Os voluntários tiveram que responder perguntas relacionadas à frequência com a qual assistiam à televisão, que se sentiam sozinhos e que faziam maratonas. O resultado demonstrou que quanto mais deprimidos, mais tendências eles tinham de dedicar horas em frente à TV. Além disso, a pesquisa mostrou que os deprimidos assistem mais episódios de uma vez para deixar os sentimentos negativos de lado.
Esse hábito se tornou tão comum que ganhou até nome, binge watching”, que nada mais é do que fazer uma maratona de séries, ou assistir a uma temporada de uma vez só.
“Fatiga física e vários problemas de saúde estão relacionados com esse tipo de prática. Mesmo sabendo que não deveriam, as pessoas não conseguem resistir a assistir mais e mais episódios seguidos e, dessa forma, começam a negligenciar suas relações pessoais e de trabalho. Nossa pesquisa é o passo inicial para explorar o ‘binge watching’ e aprender mais sobre os efeitos desse fenômeno.” diz Yoon Hi Sung, um dos cientistas que conduziu a pesquisa.