Saúde

Pesquisa revela sobrepeso em estudantes de Arraial do Cabo

Cerca de 30% dos estudantes do ensino fundamental e médio de Arraial do Cabo estão com sobrepeso ou obesos. É o que aponta uma pesquisa realizada entre 2012 e 2014 na cidade em oito escolas da Rede Municipal de Ensino. A pesquisa coordenada pelo Programa Saúde na Escola (PSE), em parceria com a Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UERJ) avaliou 1.946 alunos e divulgou os dados esse mês.

“O resultado foi surpreendente. Encontramos baixo conhecimento nutricional, alto consumo de gordura saturada (produtos industrializados), baixo consumo de fibra, encontrada nas frutas, legumes e verduras, alto consumo de sódio e 25% dos pesquisados com dislipidemia, ou seja, triglicerídeo, LDL, colesterol alto, HDL baixo e 33% de sobrepesos e obesos”, disse a coordenadora da pesquisa, Larissa Almenara.

Para chegar até esses dados foram avaliados quais eram os alimentos mais consumidos pelas crianças e adolescentes, qual o valor calórico de cada um deles e se as crianças e adolescentes tinham consciência sobre o tipo de alimento que estavam ingerindo. Além disso, foi realizado um levantamento histórico de doenças na família, avaliação do peso, da altura, as medidas dos alunos e coleta de sangue para avaliar o perfil lipídico (colesterol e triglicerídeos) e a glicose dos alunos.

Com este resultado, os alunos que apresentaram sobrepeso ou obesidade serão convidados a participar de uma nova etapa na pesquisa. O objetivo é introduzir no cardápio desses jovens alimentos feitos a base de farinha de semente de abóbora. O alimento contém alto teor de fibra e gordura monoinsaturada e poliinsaturada, que são gorduras de boas qualidades. O projeto terá início junto ao ano letivo deste ano, em março.

Anteriores

Petrobras bate recorde de produção

Próximas

DJ Foley agita região

Christopher Lima

Christopher Lima

Sou formado em Comunicação Social (Jornalismo). Quem quiser saber mais, basta clicar no link do fb.

Sem comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *