Categoras: Variedades

Preconceito felino

Publicidade
Foto: Elissa Oliveira

Você chega em casa, o cachorro já está na porta, pula em cima de você, faz a maior festa. Enquanto isso, o gato está deitado, igual um rei, mal te olha e no máximo levanta e vai até o pote de comida. Observando esse cenário, parece que o gato é realmente um animal esnobe, individualista e insensível. Porém, gatos desenvolvem com seus donos demonstrações de afeto únicas, diferente dos outros animais.

São vários preconceitos. Gato preto é sinal de azar. Pelo de gato transmite toxoplasmose. Gato é um animal insensível. Calma, será mesmo que o gato é isso tudo? Precisamos desmistificar essas histórias, porque, assim como cães, os gatos podem dar muito amor e carinho ao dono. Claro que de um jeito diferente, mas sem deixar de ser encantador.

Dez mil anos atrás – Antigamente, a fama do gato era um pouco melhor do que nos dias atuais, ao passo que se via a necessidade de usá-lo como caçador de ratos. No Egito, várias divindades assumiam partes do corpo desse animal, como Bastet, a deusa egípcia da fertilidade e do amor materno, que era comumente representada por uma mulher com cabeça de gato. Naquela época, o animal era considerado sagrado.

Século XIII – Quando o gato preto chegou ao Ocidente, através dos árabes, a igreja católica passou a considerá-lo inimigo, chegando a proibir os fiéis de terem o animal. Foi nesse momento que os bichanos, que eram considerados sagrados, passaram a ser imagem de algo maligno. A própria fama de que gato preto é o bicho das bruxas vem dessa briga religiosa.

Além dos conceitos históricos, existem os mitos relacionados ao fato de que gatos não fazem bem para a saúde de grávidas e crianças. Pessoas que nunca conviveram com felinos, por exemplo, tendem a acreditar que o ronronar é um chiado do pulmão, indicando que possuem problemas respiratórios. Porém, segundo a estudante de Medicina Veterinária, Diana Mendonça, esse barulho indica que o gato está apenas relaxado e feliz.

Com relação à toxoplasmose, Diana afirma que, embora exista o risco, é tudo questão de higiene. A toxoplasmose é uma doença transmitida pelas fezes do gato, e como esse tipo de animal costuma fazer suas necessidades na areia, basta manter a limpeza diária da caixa, que os riscos somem. No caso das grávidas, só existe perigo se elas não tiverem tido contato anterior com o parasita, mas normalmente as mulheres já tiveram contato. Quanto ao caso de doenças respiratórias, a estudante de veterinária afirma que existem pessoas que possuem alergia ao pelo de gato, porém isso não é uma regra e não tende a acontecer com todos.

Os preconceitos não param por ai. Além de todos os mitos, com fatores históricos ou não, existe um preconceito por conta da predileção aos cachorros. Quem tem gato concorda, e sabe como é difícil chegar às lojas, supermercados e veterinárias e não encontrar um brinquedo para o seu bichano. Para os cachorros existem opções infinitas, mas para o gato resta só ração e guloseimas. Se bem que, precisamos assumir, a melhor hora do dia de um felino é quando sacudimos o pote de comida. Afinal, esses peludos ficam felizes com pouco mesmo. Basta uma soneca, um pote de comida e água, algum lugar para afiar as unhas e alguém para fazer cafuné, que o dia deles fica perfeito.

Gatos são intensos e te olham nos olhos, ronronam, dão mordidinhas, somem e reaparecem. Talvez a maior decepção com relação a esse animal, seja o fato dele lembrar tanto as nossas atitudes humanas. Também só damos afeto quando estamos a fim. Não ficamos na porta abanando o “rabo” esperando nosso “dono” chegar em casa. Somos todos gatos, só não queremos assumir.

Publicidade
EdiCom

Somos especializados em descobrir soluções de divulgação da sua marca no universo online, principalmente nas redes sociais. Entre em contato conosco e descubra o melhor plano pra sua empresa.

Deixe um comentário
Publicado por:
EdiCom
Marcadores: animalgatopet

Publicações recentes

Búzios recebe Festival de Vinhos a partir da próxima semana

A 5ª edição do Wine in Búzios será realizada de 30 de maio a 9… Leia Mais

23 de maio de 2024

Cabo Frio abre inscrições para aulas de reforço escolar de Português

A Casa do Bicentenário, sede da Coordenadoria-geral da Igualdade Racial, está com inscrições abertas para… Leia Mais

22 de maio de 2024

Cabo Frio realiza nesta sexta (24) ação para famílias beneficiárias do Bolsa Família

O Colégio Municipal Vereador Leaquim Schuindt, no Jardim Esperança, recebe nesta sexta (24), a partir… Leia Mais

21 de maio de 2024

Este site utiliza cookies