Categoras: Economia

Procon de Cabo Frio dá dicas e orientações para as compras de fim de ano

Publicidade

Com a chegada das festas de fim do ano, começa aquela correria para comprar os presentes para toda a família. Por isso, é mais comum que os consumidores enfrentem problemas com as compras, seja com o prazo para entrega, qualidade ou procedência do produto. Para auxiliar os consumidores na hora de gastar dinheiro em lojas físicas, ou em compras pela internet, o Procon de Cabo Frio preparou algumas dicas.

A primeira delas é o planejamento. Segundo a secretária adjunta de Defesa do Consumidor, Cláudia Tavares, é importante definir, com antecedência, o que deseja comprar e quanto pode gastar; ter os pés no chão com o orçamento para evitar se endividar; pesquisar o preço e escolher a melhor opção, não esquecendo de comparar a qualidade da mercadoria escolhida.

“Quando decidir por comprar mercadorias em promoção ou de mostruário, verifique as condições do produto e as condições de troca, sendo necessário constar na nota fiscal. Fique atento, pois o fato de o produto ter sido comprado em promoção, ou ser de mostruário, não permite ao lojista ou fabricante se negar a solucionar eventuais problemas”, afirmou Cláudia Tavares.

Na hora de comprar um kit natalino ou cestas de final de ano, ela alerta que é importante saber qual a quantidade de itens, tipo de produtos, marcas e tamanhos. Por isso, o recomendável é pedir por escrito o rol de itens que foi combinado: data e horário de entrega, quando a compra for feita, principalmente por internet ou telefone, valores e condições de pagamento.

Com relação a aparelhos celulares, produtos eletroeletrônicos e brinquedos, caso a compra seja realizada em loja física para entrega imediata, é importante solicitar o teste do aparelho e a demonstração de funcionamento. Os produtos devem vir acompanhados do manual de instruções em língua portuguesa e relação da rede autorizada de assistência técnica.

Se a opção for por roupas e sapatos, Cláudia ressalta que a troca destes itens somente é obrigatória quando o produto apresentar algum defeito. A substituição por motivo de cor, tamanho ou gosto é uma cortesia do estabelecimento.

“Caso necessite trocar, o consumidor deve se informar com o lojista antes de realizar a compra, e pedir a garantia da troca por escrito, na etiqueta ou na própria nota fiscal. Ao escolher um produto, não esqueça de verificar se a etiqueta contém informações como dados do fabricante, indicação do tamanho, composição do material e os cuidados com a conservação”, continuou Cláudia Tavares.

Mesmo com as dicas, caso o consumidor ainda tenha algum problema na compra de produtos e serviços e não consiga resolver diretamente com o lojista, pode procurar o Procon através do telefone (22) 2645-4799, ou pelo e-mail procon@cabofrio.rj.gov.br.

Publicidade
Christopher Lima

Deixe um comentário
Compartilhe
Publicado por:
Christopher Lima

Publicações recentes

Búzios: endividamento do Idoso é tema de palestra no Centro de Convivência do Idoso

O Centro de Convivência do Idoso de Búzios (CCI) vai sediar, nesta sexta-feira (20), às… Leia Mais

18 de setembro de 2024

Gerson Mano garante: “Quero defender os direitos da população!”

O candidato a vereador de São Pedro da Aldeia, Gerson Mano (AGIR), disse em entrevista… Leia Mais

17 de setembro de 2024

Parada do Orgulho LGBTI+ de Cabo Frio terá Tati Quebra Barraco e Pepita

Nos dias 28 e 29 deste mês, Cabo Frio será palco de um dos eventos… Leia Mais

17 de setembro de 2024

Este site utiliza cookies