Categoras: Atualidades

Procon de Cabo Frio participa de operação nacional para fiscalizar postos de gasolina

Publicidade

O Procon de Cabo Frio participou nesta quarta-feira (8), da Operação Petróleo Real, que faz parte de mobilização nacional coordenada pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública, cujo objetivo foi fiscalizar e combater fraudes nos postos de gasolina.

A equipe da Secretaria Adjunta de Defesa do Consumidor visitou três postos indicados pelo Procon Central: eles foram alvos de denúncias de irregularidades. Os estabelecimentos fiscalizados ficam no distrito sede e também em Tamoios.

Segundo a secretária adjunta de Defesa do Consumidor, Cláudia Tavares, as vistorias verificaram a validade dos produtos comercializados, a aferição das bombas de abastecimento, transparência da composição dos preços ao consumidor, documentações para funcionamento, extintores de incêndio e outras infrações administrativas e criminais.

“A Operação Petróleo Real ocorreu em diversos municípios do estado do Rio de Janeiro, e também em todos os estados da federação, exceto Maranhão, onde já há avançado processo de investigação no setor. É uma ação inédita e coordenada pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública”, explica Cláudia Tavares.

Ainda segundo ela, a Petróleo Real segue o Decreto Federal Nº 10.634 de 22 de fevereiro de 2021, que dispõe sobre o direito de os consumidores receberem informações corretas, claras, precisas, ostensivas e legíveis sobre os preços dos combustíveis em território nacional.

“Dos três postos de gasolina vistoriados em Cabo Frio, dois foram autuados por irregularidades. Apesar disso, a operação desta quarta teve saldo positivo, já que os problemas encontrados não foram de mais gravidade”, afirma Cláudia Tavares.

Participam da Operação Petróleo Real os procons estaduais e municipais, Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (INMETRO), Polícia Federal (PF), Polícia Rodoviária Federal (PRF), Polícia Militar (PM), Polícia Civil (PC), Corpo de Bombeiro Militar (CBM), Guardas Civis Municipais (GCMs) e Secretarias de Segurança Pública das Unidades Federativas (SSP’s).

Publicidade
Christopher Lima

Deixe um comentário
Publicado por:
Christopher Lima

Publicações recentes

Show do cantor Di Ferrero abre Campeonato Estatual de Motocross e Supercross neste fim de semana em Búzios

Búzios: Os preparativos para o Campeonato Estadual de Motocross e Supercross na Fazenda Cunha Bueno,… Leia Mais

25 de abril de 2024

Inscrições abertas para Cursos de Informática gratuitos em Rio das Ostras

O Programa Municipal de Qualificação Profissional, da Secretaria de Gestão Pública, abriu processo seletivo para cursos presenciais gratuitos de… Leia Mais

23 de abril de 2024

Cabo Frio recebe Roda Cultural com apresentações circenses e hip hop, neste sábado (20)

ela primeira vez na cidade, Cabo Frio recebe o Cirque Hop, um evento internacional que… Leia Mais

19 de abril de 2024

Este site utiliza cookies