Categoras: Variedades

Quem foi Houdini?

Publicidade

Você já deve ter escutado alguém fazer algum comentário sobre conseguir algo “igual ao Houdini”. Prisões de segurança máxima, correntes, tanques d’água e camisas de força. O mágico mais famoso do mundo conseguia escapar das situações mais inesperadas. Mas você sabe quem foi ele?

Muito antes de surgir o grande Houdini, era apenas um jovem húngaro Ehrich Weisz que buscava nas artes uma forma de fugir da pobreza. Nascido na Budapeste de 1874, ainda criança seguiu com seus pais e cinco irmãos para tentar uma vida melhor nos Estados Unidos. Mas a vida continuou não sendo fácil. Weisz trabalhou como engraxate e entregador de jornais para ajudar a família.

Só foi entrar no mundo do ilusionismo aos 17 anos, em Nova York, ao lado do irmão Theodore Hardeen. A dupla fazia pequenas apresentações pela cidade, com truques de cartas. Ehrich achou melhor adotar um nome mais popular nos Estados Unidos. Adaptou Ehrich para o inglês e adotou o sobrenome do mágico francês Robert-Houdin. Nascia então Harry Houdini.

Em uma de suas apresentações, Houdini conheceu a cantora e dançarina Beatrice Raymond, a qual se casou. E em 1884, os dois se juntaram ao circo Welsh Brothers. Se destacando com o clássico Metamorphosis, o truque de escapismo. A cada cidade onde o circo parava, Houdini oferecia cem dólares para quem trouxesse uma algema da qual não pudesse escapar. Muitos policiais o desafiaram, mas o mágico nunca perdeu um desafio. A brincadeira era uma boa publicidade, e logo seus truques viraram a principal atração do espetáculo.

E foi assim que Houdini virou notícia no país todo. A tamanha popularidade fez o casal trocar o picadeiro pelos palcos de teatros do mundo todo. Por onde passava, desafiava a polícia a tentar prendê-lo. Mesmo revistado e nu, escapou de diversas prisões. Era a melhor propaganda para os seus espetáculos. E no auge da fama, Houdini ousava cada vez mais. O mágico escapava de camisas de força até dependurado do lado de fora de um prédio! Mas, em 1915, de volta aos Estados Unidos, quase morreu durante uma de suas apresentações. Depois de ser enterrado vivo e passar mal, precisou da ajuda das assistentes para sair com vida do confinamento.

Porém em 1920, abalado com a morte da mãe,  tudo mudou na vida do mágico. Em uma parte de suas apresentações, Houdini costumava pedir aos espectadores para darem socos em sua barriga. Mas um estudante universitário, sem entender direito a natureza do desafio, o pegou de surpresa. O mágico recebeu tantos golpes no estômago que foi nocauteado. Apesar das dores intensas, Houdini se negou a ir ao hospital até dois dias depois. Mas era tarde demais. Seu apêndice havia rompido, causando uma infecção generalizada. Morria então o grande Houdini, no dia 31 de outubro de 1926, aos 52 anos de idade.

Publicidade
Raissa Lopes

Estudante de Jornalismo, amante de livros e curando o tédio com curiosidade.

Deixe um comentário
Publicado por:
Raissa Lopes

Publicações recentes

Cabo Frio sanciona lei que concede desconto de 40% no IPTU da rede hoteleira

A Prefeitura de Cabo Frio sancionou, nesta quinta-feira (25), o Projeto de Lei 3.950, que… Leia Mais

26 de abril de 2024

Show do cantor Di Ferrero abre Campeonato Estatual de Motocross e Supercross neste fim de semana em Búzios

Búzios: Os preparativos para o Campeonato Estadual de Motocross e Supercross na Fazenda Cunha Bueno,… Leia Mais

25 de abril de 2024

Inscrições abertas para Cursos de Informática gratuitos em Rio das Ostras

O Programa Municipal de Qualificação Profissional, da Secretaria de Gestão Pública, abriu processo seletivo para cursos presenciais gratuitos de… Leia Mais

23 de abril de 2024

Este site utiliza cookies