Alunos da rede municipal de ensino em Cabo Frio retornaram às atividades presenciais, nesta segunda-feira (7), em 88 unidades escolares do município. Ao todo, 31.401 estudantes estão matriculados atualmente para o ano letivo de 2022.
A Secretaria de Educação preparou uma série de ações planejadas em conjunto com a Secretaria de Saúde, incluindo informes semanais com dados sobre a pandemia do coronavírus e elaboração dos protocolos de segurança para evitar o contágio pela covid-19, como o uso de máscaras, distanciamento, higienização das mãos e dos ambientes.
As escolas municipais Maria Dária Saldanha (Jardim Esperança) e Edith Castro dos Santos (Santo Antônio) retornaram no modelo híbrido (remoto e presencial), devido às obras em andamento. A Secretaria de Educação providenciou o aluguel de estruturas modulares para a realização das atividades durante o período de reforma.
“A intenção é que, já no mês de abril, as crianças estejam acomodadas nesses espaços provisórios, em virtude da necessidade de obras. A Escola Maria Dária, por exemplo, foi muito depredada no período em que esteve sem aulas durante a pandemia”, comentou a secretária de Educação de Cabo Frio, Elicéa da Silveira.
As atividades na Escola Municipal Américo Vespúcio, que foi reformada recentemente e atende alunos do 6º ao 9º ano, permanecem no formato presencial nos dois turnos, atendendo 301 alunos atualmente. A gestão da pasta segue realizando reuniões com a comunidade escolar sobre a diminuição da procura por vagas na escola desde o ano de 2012. A secretária de Educação reforça que nenhuma decisão sobre a transferência de alunos será tomada sem discussão com a comunidade escolar e sem divulgação prévia.