Na quinta-feira (21) Armação dos Búzios recebeu a 5ª edição do Fórum Regional de Fortalecimento do Turismo. O evento contou com a presença de empresários do ramo hoteleiro, do Inea (Instituto Estadual do Ambiente), da sociedade civil e ainda, com a participação do secretário de Turismo do estado do Rio de Janeiro Nilo Sergio Felix, além do presidente da TurisRio Paulo Senise e de demais forças políticas dos municípios da Região dos Lagos.
O encontro realizado no Cine Bardot, no Centro de Armação dos Búzios, abriu espaço para o debate em relação às ações realizadas em prol do turismo no interior do estado e também para discutir as demandas e problemas que precisam ser solucionados para melhorar e atrair ainda mais turistas a essa região.
Temas como segurança e meio ambiente também foram pauta durante a reunião. Segundo o delegado do Deat (Delegacia Especial de Atendimento ao Turista), Alexandre Braga, é preciso aplicar mais medidas de segurança em todos os municípios para que o turista se sinta seguro e à vontade enquanto visita as cidades. Uma das propostas é que núcleos de apoio do Deat sejam expandidos para a região, como o Neat de Búzios, que funciona desde 2013.
Outra questão necessária para o desenvolvimento do turismo, principalmente para as cidades da Região dos Lagos, que são compostas de praias e outras belezas naturais é a preservação do meio ambiente. Representantes do Inea propuseram parcerias com o poder público e privado para ampliarem o reforço de áreas de conservação ambiental, como por exemplo, o Parque Estadual da Costa do Sol, que abrange pelo menos sete municípios.
Para a representante do Convention & Visitors Bureau de Cabo Frio, Maria Inés Oliveros, o Fórum Regional de Fortalecimento do Turismo é importante para formar alianças entre os poderes públicos e o empresariado, já que ambas as partes têm interesse em incentivar o crescimento do turismo na Região dos Lagos. “Espero que todas as ideias debatidas possam ser viabilizadas. Nossa região, e sobretudo Cabo Frio, merecem mais amparo para ter um turismo de qualidade, e é por isso que nós do Convention & Visitors Bureau estamos sempre lutando”, afirmou Maria Inés.