Variedades

Réveillon na praia: dicas para curtir com segurança e sustentabilidade

Praias são uns dos destinos preferidos para aproveitar as festas de fim de ano. A diversão pode mesmo ser garantida, mas para isso alguns cuidados precisam ser tomados. Por isso, antes de colocar o pé na areia, confira dicas para aproveitar a virada sem imprevistos.

Alimentação

Devido ao calor, a tendência é que mesmo na sombra você perca líquido e fique desidratado. Por isso, a dica é beber bastante água e comer frutas de três em três horas. Em temperaturas elevadas, a ingestão de excessiva de gordura pode causar sonolência, suor, tontura e indisposição. Portanto, tenha cautela ao ingerir alimentos ricos em proteínas de origem animal e derivados, como frango, carnes, peixes, frutos do mar e queijos, armazenados sob temperatura incorreta.  Esses alimentos são grandes vilões do verão, já que são facilmente contaminados por bactérias em temperaturas altas. Está valendo levar um sanduíche natural feito em casa ou biscoitos integrais.

Enfrentando o sol

Há dicas simples para evitar queimaduras por sol, e uma delas é sempre usar o protetor solar a partir do fator 30. O ideal é aplicar 15 minutos antes de sair de casa para que dê tempo de o produto fazer efeito. Se você entrar no mar ou fizer atividades físicas tem de repor a cada uma hora e meia. Se estiver na sombra, ainda assim precisa utilizar, mas pode passar depois de duas horas. Caso você já tenha se queimado, a dica é abusar dos hidratantes.

Segurança na praia

A primeira dica para aproveitar o mar com segurança é ir até uma praia que tenha guarda-vidas. Também é importante ficar atento às sinalizações sobre pontos com correnteza. Caso se depare com alguma, evite o instinto de nadar em direção à areia. O ideal é se movimentar de forma lateral até escapar da correnteza.

Outra medida fundamental é colocar pulseiras de identificação nas crianças, já que elas se distraem facilmente. Além do número de celular na pulseira, coloque também algum ponto de referência do local onde está, pois nem sempre o sinal de celular funciona na praia.

Dicas sustentáveis

A praia é um excelente local para diversão e férias, e sobre isso não há quem discorde. Mas o que todos também devem ter em conjunto é a consciência da preservação ambiental. Principalmente em épocas festivas como o réveillon, a natureza precisa ainda mais de atenção e de cuidados. Portanto, quando for a praia, evite o uso de descartáveis e prefira materiais retornáveis que possam ser reutilizados nos seguintes. Outra dica é evitar o desperdício de alimentos. Ao descartar os resíduos, vale checar o que pode ser reutilizado e reciclado, praticando a coleta seletiva. E, para o transporte dos itens, a sugestão é evitar o uso de sacolas plásticas descartáveis e privilegiar as sacolas duráveis e retornáveis. Para o deslocamento, opte por maneiras alternativas como uma caminhada, utilizar o serviço público de transporte ou até mesmo a carona solidária.

Artigo anterior

Rio das Ostras tem jazz e blues para animar o pré-réveillon

Próximo Artigo:

Como cumprir em 2018 as promessas feitas na virada do ano

Renata Nóbrega

Renata Nóbrega

Sem comentário

Faça um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *