Até o final deste mês, o município de Rio das Ostras realiza a campanha Janeiro Roxo, que tem a finalidade de chamar a atenção da população sobre a importância da prevenção e tratamento adequado da Hanseníase.
O tema deste ano “Não esqueça da Hanseníase” é em conformidade com o Termo de Cooperação assinado em 17 de novembro de 2021 pelos representantes da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), Secretaria de Estado de Saúde Rio de Janeiro, COSEM/RJ, Instituto Carlos Chagas, Rede de Universidades – Rede Hans RJ e Movimento de Reintegração das Pessoas Atingidas pela Hanseníase.
O Programa de Combate à Hanseníase fica no Centro de Saúde Extensão do Bosque, sala 26.
Sobre a doença – A Hanseníase atinge, principalmente, a pele e os nervos periféricos, dos braços, mãos, pernas, pés e rosto, conferindo a ela um alto poder incapacitante, sendo este o principal responsável pela discriminação às pessoas acometidas pela doença.
Os sinais e sintomas mais frequentes são: manchas esbranquiçadas, avermelhadas ou amarronzadas em qualquer parte do corpo com diminuição ou perda da sensibilidade ao calor, à dor e ao tato; caroços e inchaços pelo corpo, em alguns casos avermelhados e doloridos, entre outros.