O município de São Pedro da Aldeia contará com uma nova Equipe Multidisciplinar de Atenção Domiciliar (EMAD), financiada pelo Ministério da Saúde. A implementação da segunda equipe para o “Melhor em Casa” é resultado do destaque que o programa aldeense tem na cidade e seu reconhecimento nacional. A iniciativa é um marco no cuidado domiciliar, proporcionando atendimento humanizado e técnico aos pacientes que necessitam de cuidados contínuos, mas que podem ser tratados em seus lares.
A criação da segunda EMAD, composta por médico, fisioterapeuta, enfermeiro e técnicos de enfermagem, representa uma grande conquista para o município, que irá aumentar a capacidade de atendimento, além de promover a desospitalização e melhorar a qualidade de vida dos pacientes. Desta forma, mais aldeenses serão atendidos em casa, evitando longas internações e possibilitando um cuidado próximo e com dignidade.
O diretor da Atenção Domiciliar, Junior Curcino, celebrou a conquista.
– O sentimento que transborda é o de gratidão e orgulho por vermos o fruto do nosso esforço, o nascimento da segunda equipe de Atenção Domiciliar em São Pedro da Aldeia. Não é apenas a expansão de um serviço, é a expansão do cuidado, do acolhimento, da dignidade. Cada lar que recebemos se torna um espaço sagrado onde a saúde encontra seu lugar. Somos, mais do que nunca, referência técnica nesse caminhar, mas também somos mãos que acolhem, corações que cuidam, e a certeza de que estamos fazendo a diferença, não só em números, mas na vida de cada paciente, de cada família. É uma conquista para o município, sim, e também um passo em direção ao nosso propósito maior: cuidar do amor da vida de alguém – afirmou Junior Curcino.
Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, a expansão do Programa Melhor em Casa em São Pedro da Aldeia representa o começo de uma nova fase de fortalecimento da saúde domiciliar no município.