Saúde

Semana da Amamentação: Ministério da Saúde lança Campanha Nacional

Juliana Monteiro e Eloá. Foto Mariana Ricci

Juliana Monteiro e Eloá. Foto Mariana Ricci

No dia 1 de agosto começou a 22ª Semana Mundial de Amamentação, que é comemorada em mais de 175 países. Durante esses dias, diversas campanhas foram criadas para promover o aleitamento materno. Nesta quinta-feira (07), em Brasília, o ministro da Saúde, Arthur Chioro, lançou a Campanha Nacional do Aleitamento Materno 2014.

Segundo o Ministério da Saúde, o tema da campanha este ano é “Amamentação. Um ganho para a vida toda”, e tem como madrinha a atriz Nívea Stelmann, mãe da pequena Bruna, de quatro meses, que mama exclusivamente no peito, e do Miguel, de nove anos, que mamou por quase dois anos, tempo recomendado pela Organização Mundial de Saúde (OMS) e Ministério da Saúde.

Estudos mostram que o leite materno é capaz de reduzir em 13% as mortes por causas evitáveis em crianças menores de cinco anos. Mais do que é evitado pela vacinação. De acordo com dados do Ministério da Saúde, em 2008, 41% das mães brasileiras amamentavam exclusivamente nos primeiros seis meses de vida do bebê. Atualmente, o governo trabalha na elaboração de novo estudo e, observando a tendência de crescimento, estima um aumento, nos últimos seis anos, de 10,2% no número de crianças sendo amamentadas exclusivamente até seis meses.

Juliana Feliciano e Joaquim. Foto Mariana Ricci

Juliana Feliciano e Joaquim. Foto Mariana Ricci

“Essa campanha é importante porque precisamos do envolvimento de todos. Para estimular a amamentação até os seis primeiros meses, estamos apoiando a criação de Salas de Apoio à Amamentação em empresas de todo o país, capacitando os profissionais que atuam como referência”, disse o ministro Arthur Chioro.

Em Cabo Frio, o Grupo Parir, formado por Juliana Monteiro, Juliana Feliciano, Roberta Calábria, Juliana Lobato e Daniele Sá, é referência na defesa ao aleitamento materno e no incentivo ao parto humanizado. Neste sábado (09), em homenagem ao dia dos pais, o grupo irá se reunir para falar a respeito da importância deles durante a gestação e o parto.

O grupo ficou conhecido após o evento “Mamaço”, o qual aconteceu em abril deste ano, na principal praça de Cabo Frio. O movimento, além de lutar contra o conservadorismo machista que repudia a amamentação em público, procura incentivar ao ato natural de amamentar os filhos. Visite a fanpage do Grupo Parir para mais informações.

 

 

Anteriores

Hoje tem Elegante TV!

Próximas

Corrida da Padroeira em Cabo Frio: Corra para se inscrever online

Sem comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *