Categoras: Saúde

Todo gordo é obeso e todo magro é saudável?

Publicidade

Na manhã desta terça-feira foi noticiado no Bom dia Brasil a problemática dos bancos de sangue que enfrentam dificuldades com o excesso de gordura nos materiais doados. Rodrigo, pintor de 32 anos, apresentado na reportagem, não está acima do peso, mas o sangue doado não pode ser usado por causa do alto percentual de gordura.

O tema traz para debate a desmistificação do que muitos acreditam: a balança como denominador de saúde. Isto é, além da preocupação com os números de obesidade no país, que cada vez mais aumentam, também é necessário compreender a importância do controle do colesterol e que nem toda atividade física tem o propósito de melhorar a estética, como também auxiliar na saúde.

[quote align=’right’]Quem nunca ouviu o termo “falso magro”? [/quote]Teoricamente, ambos (obesidade e colesterol alto) são a mesma coisa. No entanto, ao se falar em obesidade muitos associam à pessoas gordas e visivelmente acima do peso. Quem nunca ouviu o termo “falso magro”? Há cerca de 4 anos, a Clínica Mayo, nos Estados Unidos demonstrou que o famoso teste de Índice de Massa Corporal (IMC) poderia não ser tão eficaz assim.

O estudo foi realizado com 2 mil adultos, com IMC considerado ideal (entre 18,5 e 25) e descobriram que, mais da metade dos voluntários tinham obesidade mascarada pelos números do índice. Usando informações adicionais, como nível de colesterol e medida abdominal, os pesquisadores descobriram que, por ‘traz’ de uma silhueta magra pode se esconder “neo-obesos”.

A explicação para isso é que com o excesso de tecido adiposo ‘mascarado’ há excesso de substâncias nocivas, como o fator de necrose tumoral alfa e interleucina 6. Elas acabam inflamando as paredes dos vasos sanguíneos ajudando a entupi-los, aumentando a resistência à insulina. Assim, muitas pessoas consideradas magras tem percentual de gordura elevado e baixo volume de músculos.

Por conta dessa possível falta de informação, essas pessoas consideradas ‘falsos magros’, acabam se excedendo na alimentação. Por isso, o acompanhamento médico anual deve fazer parte do ritual de todos, assim como deveriam cogitar a possibilidade de iniciar atividades físicas, aliando os exercícios à uma alimentação saudável (não restrita, mas moderada em alimentos gordurosos), o que por sua vez auxiliam no controle do colesterol.

A preocupação nesse caso vai além da estética e, dentro do foco da matéria do Bom dia Brasil, também vai além da saúde pessoal. A conscientização de que deve-se fazer um acompanhamento médico e iniciar atividades físicas pode ser benéfica para muitas pessoas. Vale a pena pensar a respeito.

Publicidade
Deixe um comentário
Publicado por:

Publicações recentes

Show do cantor Di Ferrero abre Campeonato Estatual de Motocross e Supercross neste fim de semana em Búzios

Búzios: Os preparativos para o Campeonato Estadual de Motocross e Supercross na Fazenda Cunha Bueno,… Leia Mais

25 de abril de 2024

Inscrições abertas para Cursos de Informática gratuitos em Rio das Ostras

O Programa Municipal de Qualificação Profissional, da Secretaria de Gestão Pública, abriu processo seletivo para cursos presenciais gratuitos de… Leia Mais

23 de abril de 2024

Cabo Frio recebe Roda Cultural com apresentações circenses e hip hop, neste sábado (20)

ela primeira vez na cidade, Cabo Frio recebe o Cirque Hop, um evento internacional que… Leia Mais

19 de abril de 2024

Este site utiliza cookies