Começa na próxima terça-feira (18) a vacinação contra a covid-19 para crianças de 5 a 11 anos em Cabo Frio. O esquema montado pela Prefeitura de Cabo Frio prevê a imunização deste público em 17 postos de saúde espalhados pela cidade. O cronograma estabelece o escalonamento de acordo com as doses enviadas pelo Governo do Estado do Rio de Janeiro.
Na primeira semana serão vacinadas somente crianças com deficiência permanente, com divisão por idade. Na terça-feira (18), de 10 e 11 anos; na quarta (19), de 8 e 9 anos; na quinta (20), 6 e 7 anos e, fechando a semana, na sexta-feira (21), de 5 anos ou mais. As unidades de saúde funcionam das 9h às 15h.
Os pais ou responsáveis devem estar presentes manifestando concordância com a vacinação. Em caso de ausência de pais ou responsáveis, a vacinação deverá ser autorizada por um termo de consentimento por escrito.
CALENDÁRIO DE VACINAÇÃO CONTRA A COVID-19 EM ADULTOS E ADOLESCENTES
A vacinação contra a covid-19 em adultos e adolescentes segue em Cabo Frio entre os dias 18 e 21 de janeiro, com a repescagem para pessoas acima de 12 anos que ainda não tomaram a primeira dose, ou que estejam com alguma dose em atraso.
Também será aplicada a dose de reforço em pessoas que tenham se imunizado com as duas doses há mais de quatro meses. Já as pessoas de 18 a 59 anos com alto grau imunossupressão, que já receberam as três doses (duas doses e uma adicional), devem receber a dose reforço a partir de quatro meses.
O intervalo das gestantes e puérperas permanece de cinco meses. Quem tomou a vacina da Janssen, permanece com o intervalo de dois meses após ser imunizado com a dose única.
Esses grupos são vacinados de terça a sexta-feira. Exceto os acamados (que continuam recebendo todas as doses em casa, sempre às segundas). Pessoas de 18 a 59 anos com alto grau de imunossupressão recebem a dose de reforço na terça e na quinta. O horário de vacinação é o mesmo para todo mundo: das 9h às 15h. Os locais variam de acordo com o grupo ou o tipo de imunizante, conforme tabela em anexo.
DOCUMENTOS OBRIGATÓRIOS PARA A VACINAÇÃO
Para receber a vacina, todos do público alvo da próxima semana, sem exceções, precisam apresentar documento de identidade oficial com foto, CPF ou cartão do SUS. A carteira de vacinação é obrigatória somente para quem vai tomar a segunda dose, ou dose de reforço.