Cultura

Veja curiosidades sobre a Páscoa

A Páscoa é a celebração do calendário religioso em memória a crucificação e a ressurreição de Jesus Cristo, três dias após a sua morte.

Uma característica bem conhecida sobre a Páscoa é o fato de que a data de comemoração do evento é móvel, ou seja, todo ano ela é comemorada em uma data diferente. Neste ano de 2020, o evento foi comemorado no domingo do dia 12 de abril. Mas você sabe todas as curiosidades sobre a Páscoa? Como por exemplo, como o coelho e o ovo tornaram-se símbolos desta data comemorativa? Não? Então nós vamos tentar esclarecer, não todas, mas algumas curiosidades desta data tão emblemática na cultura de muitas pessoas ao redor do Brasil e do mundo.

Feriado:

A Páscoa é o mais antigo feriado cristão e o dia mais antigo do ano eclesiástico. A festa surgiu cerca de 1.400 anos do nascimento de Jesus para a celebração da primavera, no hemisfério norte, por pastores nômades.

Representação da ressurreição:

Por volta da metade do século II, a celebração foi integrada aos ritos cristão, celebrando a ressurreição de Jesus Cristo.

Origem do nome Páscoa:

O nome “Páscoa” chegou ao português através do latin e antes do grego “Pascha”, no sentido de passagem ou alimento, por ser o momento de terminar o jejum da Quaresma.

Outra explicação para a origem da palavra Páscoa é hebraico “Pesach”, que significa passagem. Essa associação é feita pela coincidência de datas das celebrações de cristãos e judeus.

Páscoa para os Judeus:

Para os judeus, a Páscoa ou Pessach comemora a fuga dos hebreus do Egito.

Coelho como símbolo da Páscoa:

A tradição do Coelhinho da Páscoa como símbolo da Páscoa chegou a América no século 18. Vinda da Europa, onde o símbolo era uma lebre, o coelho representa a fertilidade.

Ovos de chocolate como símbolo da Páscoa:

Em muitas culturas, antes mesmo da data ter sido incorporada como um evento religioso, as pessoas já trocavam ovos comuns como símbolo do renascimento. Os ovos totalmente feitos de chocolate como símbolo da Páscoa surgiram no final do século 19.

Anteriores

Arildo Mendes assume presidência da FIPERJ

Próximas

Confira o boletim do coronavírus das cidades da Região dos Lagos

Gabriela Pereira

Gabriela Pereira

Jornalista apaixonada pela arte da escrita.

Sem comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *