Categoras: Cultura

5 Livros da literatura brasileira que você precisa ler

Publicidade

Não importa em qual área você está se formando nem a área que você já está trabalhando. Na verdade nem importa qual é a sua idade. Quando o assunto é livros o que importa mesmo é você não deixar de ler. Então, está aqui um gostinho dos livros fundamentais, essenciais e imperdíveis da literatura brasileira.

 

Memórias de um Sargento de Milícias

Um romance de Manuel Antônio de Almeida, com narrativa de estilo jornalístico e direto – incorporando a linguagem das ruas e fugindo aos padrões românticos da época – conta a história de Leonardo, que gosta muito mais de se divertir do que de trabalhar. O autor faz uma irresistível e bem-humorada crônica sobre o cotidiano das classes baixas do Rio de Janeiro na época de dom João VI!

Iracema

Escrito por José de Alencar e fazendo parte de uma trilogia junto de ‘O Guarani’ e ‘Ubirajara’, o romance conta o amor de um branco, Martim Soares Moreno, pela índia Iracema, a virgem dos lábios de mel. Entre guerras e conflitos, ciúmes e disputa de poder, a história desse amor proibido tem como pano de fundo a cultura indígena e a miscigenação do branco com o índio.

Os Sertões

Escrito por Euclydes da Cunha, com seu apurado estilo jornalístico-épico, a história descreve as batalhas entre os homens liderados por Antonio Conselheiro e o exército brasileiro. Traçando um retrato dos elementos que compõem a guerra de Canudos, Euclides da Cunha foi o único jornalista que atentou para a valentia dos jagunços.

Olhai os Lírios do Campo

Romance de Érico Veríssimo que faz um convite para a reflexão sobre os valores da vida. O livro narra a história de Eugênio Pontes que, de origem humilde, se forma com muito sacrifício em Medicina e acaba se casando por interesse. Agora fazendo parte da elite, ele é obrigado a dar as costas para a família, ignorar os antigos ideias humanitários e abandonar a mulher que ele realmente ama.

Dom Casmurro

É o romance mais estudado, comentado e discutido de Machado de Assis. O livro conta a história de Bentinho e Capitu, desde o namoro infantil até o casamento atormentado pelo ciúme e pela dúvida que virou polêmica literárira: Capitu traiu ou não o marido com o melhor amigo dele? O enigma construído por Machado de Assis levou pessoas do mundo todo a tentar descobrir a resposta, fazendo comparações até mesmo à obras de outros escritores – por exemplo Otelo de Shakespeare – para tentar colocar um ponto final nessa dúvida criada em 1899.

Publicidade
Raissa Lopes

Estudante de Jornalismo, amante de livros e curando o tédio com curiosidade.

Deixe um comentário
Publicado por:
Raissa Lopes

Publicações recentes

Show do cantor Di Ferrero abre Campeonato Estatual de Motocross e Supercross neste fim de semana em Búzios

Búzios: Os preparativos para o Campeonato Estadual de Motocross e Supercross na Fazenda Cunha Bueno,… Leia Mais

25 de abril de 2024

Inscrições abertas para Cursos de Informática gratuitos em Rio das Ostras

O Programa Municipal de Qualificação Profissional, da Secretaria de Gestão Pública, abriu processo seletivo para cursos presenciais gratuitos de… Leia Mais

23 de abril de 2024

Cabo Frio recebe Roda Cultural com apresentações circenses e hip hop, neste sábado (20)

ela primeira vez na cidade, Cabo Frio recebe o Cirque Hop, um evento internacional que… Leia Mais

19 de abril de 2024

Este site utiliza cookies