A Prefeitura de Arraial do Cabo confirmou que o município será uma das 74 cidades do país a receber uma unidade de ensino do Programa Nacional das Escolas Cívico-Militares (Pecim). O Termo de Adesão ao Programa foi enviado ao Ministério da Educação e Cultura (MEC) no dia 5 de fevereiro.
De acordo com a Secretária Municipal de Educação, Isalira Gomes, a escola escolhida para receber o Pecim foi o Ciep Municipalizado Cecílio Barros Pessoa por ter o público-alvo definido no Programa. O Ciep também foi escolhido devido apresentar a infraestrutura exigida no Pecim.
A ideia de trazer uma Escola Cívico-Militar para o Município teve a colaboração do presidente da Câmara de Vereadores de Arraial do Cabo, Ângelo Shogum, com apoio do deputado federal Carlos Jordy.
No Estado do Rio de Janeiro somente mais cinco cidades foram contempladas pelo MEC e incluídas no Pecim – São Gonçalo, Nova Iguaçu, Queimados, São Pedro da Aldeia e Angra dos Reis.
A Escola Cívico-Militar é um modelo desenvolvido para melhorar a educação básica do país. Para isso, será construído um ambiente de parcerias e de maior vínculo entre gestores, professores, militares, estudantes, pais e responsáveis.