Categoras: Saúde

4 provas de que ler faz bem para a saúde

Publicidade

Ler pode ser muito mais que um hábito de entretenimento. Além de ser uma ótima maneira de aumentar o vocabulário, a leitura frequente reflete também na saúde em vários aspectos. Desde o estímulo da empatia ao aumento da expectativa de vida, confira os motivos pelos quais você deve viver cercado de livros.

1. Os riscos de desenvolver Alzheimer ou demência após a vida adulta diminuem

A leitura provoca um estímulo mental com grandes benefícios, o que já foi comprovado por diversas pesquisas. Com isso, há um “atraso” nos sintomas de doenças como demência e Alzheimer. Após a vida adulta, também é importante manter o costume de ler, uma vez que as habilidades mentais podem ser preservadas por mais tempo.

2. Sua empatia é desenvolvida

Quem nunca teve um envolvimento emocional durante uma leitura? Circunstâncias e personagens complexos geralmente causam esse tipo de efeito. As narrativas, incluindo as de ficção, também podem estimular nossa compreensão e empatia pelas pessoas. Ler ajuda a ser tolerante ao sentimento dos outros e também melhora a capacidade de mudarmos nós mesmos.

3. Sua expectativa de vida aumenta

Um pesquisa publicada no periódico Social Science and Medicine apontou que quem lê livros regularmente tende a viver por mais tempo. Em testes com mais de três mil voluntários, aqueles que dedicaram três horas por semana à leitura viveram pelo menos dois anos a mais em comparação aos que não tinham o hábito de ler.

4. Você pode sentir menos estresse

Segundo o neuropsicólogo David Lewis, da Universidade de Sussex, na Inglaterra, ler por apenas seis minutos é o suficiente para reduzir em até 68% os níveis de estresse. Esse tempo ajudou para que os voluntários tivessem a frequência cardíaca diminuída e aliviassem a tensão dos músculos. “Perder-se em um livro é o maior estágio de relaxamento possível”, comentou o pesquisador. “Não importa qual é o livro, apenas o processo de escapar das preocupações do mundo cotidiano já é uma forma de relaxar”.

Publicidade
Renata Nóbrega

Deixe um comentário
Publicado por:
Renata Nóbrega

Publicações recentes

Show do cantor Di Ferrero abre Campeonato Estatual de Motocross e Supercross neste fim de semana em Búzios

Búzios: Os preparativos para o Campeonato Estadual de Motocross e Supercross na Fazenda Cunha Bueno,… Leia Mais

25 de abril de 2024

Inscrições abertas para Cursos de Informática gratuitos em Rio das Ostras

O Programa Municipal de Qualificação Profissional, da Secretaria de Gestão Pública, abriu processo seletivo para cursos presenciais gratuitos de… Leia Mais

23 de abril de 2024

Cabo Frio recebe Roda Cultural com apresentações circenses e hip hop, neste sábado (20)

ela primeira vez na cidade, Cabo Frio recebe o Cirque Hop, um evento internacional que… Leia Mais

19 de abril de 2024

Este site utiliza cookies