Categoras: Variedades

Além do chá da tarde: a origem e os benefícios

Publicidade

Surgiu há mais de cinco mil anos atrás e se espalhou para os quatro cantos do mundo. Se tornou uma das bebidas mais consumidas em todo o globo. É servido  após alguns minutos de infundir uma erva na água fervida. A sua fama cresceu na mesma proporção da variedade de opções de sabores. Mas seu papel na história é muito mais do que um simples chá.

Diz a história que o chá surgiu em 2737 a.C., na China durante o reinado do imperador Shen Nung. O chá rapidamente conquistou o país, mas apenas durante a dinastia Tang que tornou-se na bebida oficial da China. A popularidade ficou tão grande, que durante o século VIII foi escrito o primeiro livro dedicado a esta bebida: Ch’a Ching, de Lu Yu.

Depois de estudar na China, alguns monges budistas japoneses trouxeram o conhecimento do chá para o Japão. Focados na importância da bebida na meditação e sabor, o país logo aceitou principalmente pelos contornos religiosos. Ao contrário da China, o chá atingiu o estatuto de uma forma de arte, com direito a cerimônia própria – o Cha no yu. O ritual, que demorava anos para aprender e aperfeiçoar, era praticado inclusive pelas gueishas.

A partir de 1560 que o chá começou a viajar pelo mundo. E, apesar de Portugal ter sido o primeiro país europeu a consumir chá, foi a Holanda que importou o primeiro carregamento da China. Algo que aconteceu no início do século XVII, depois de ter estabelecido um posto de trocas comerciais na ilha de Java. O chá chegou na Inglaterra apenas em 1652, pela mão da portuguesa Catarina de Bragança. Em 1664, a Inglaterra fez a sua primeira encomenda à Companhia da Índia Oriental. O entusiasmo dos britânicos pelo chá é algo que ainda hoje se mantém. No entanto, nos primeiros anos de consumo, esta bebida não estava ao alcance de todos. O imposto era tão alto que, em 1689, as vendas de chá quase que pararam por completo.

Em 1834, foi o fim do monopólio da Companhia da Índia Oriental nas trocas comerciais com a China. E o chá começou a ser produzido noutros países como a Índia e o Sri Lanka. Em 1901, com o chá sendo importado mais barato desses países, o consumo anual inglês cresceu para 2,800 kg por pessoa. O chá inclusive esteve na base de vários protestos e até mesmo guerra. Tendo a Inglaterra como principal influenciadora na importância do chá no mundo. No início do século XX, houve uma evolução com a invenção dos saquinhos de chá nos Estados Unidos. 

Os benefícios variados dos chás

  • Muitos estudos têm indicado que o chá ajuda no tratamento e na prevenção do câncer.
  • Todos os chás são ricos em antioxidantes.
  • Os chás podem fornecer suporte para o sistema imunológico do corpo.
  • Ajudam a diminuir o risco de doença cardíaca.
  • Ajuda a reduzir a pressão arterial.
  • Os chás ajudam com o colesterol.
  • E estudos indicam que chá pode ajudar na perda de peso.

E cada sabor de chá há um benefício específico para cada situação, mas sempre ajudando à favor do nosso corpo.

Publicidade
Raissa Lopes

Estudante de Jornalismo, amante de livros e curando o tédio com curiosidade.

Deixe um comentário
Publicado por:
Raissa Lopes

Publicações recentes

Cabo Frio sanciona lei que concede desconto de 40% no IPTU da rede hoteleira

A Prefeitura de Cabo Frio sancionou, nesta quinta-feira (25), o Projeto de Lei 3.950, que… Leia Mais

26 de abril de 2024

Show do cantor Di Ferrero abre Campeonato Estatual de Motocross e Supercross neste fim de semana em Búzios

Búzios: Os preparativos para o Campeonato Estadual de Motocross e Supercross na Fazenda Cunha Bueno,… Leia Mais

25 de abril de 2024

Inscrições abertas para Cursos de Informática gratuitos em Rio das Ostras

O Programa Municipal de Qualificação Profissional, da Secretaria de Gestão Pública, abriu processo seletivo para cursos presenciais gratuitos de… Leia Mais

23 de abril de 2024

Este site utiliza cookies