“Eu estava cansada do constante julgamento sobre as mulheres”, disse Alicia sobre a escolha de não usar mais maquiagem. Ela criticou a busca por ideais de perfeição: “Quando eu ensino a mim mesma que também posso ter defeitos é quando me torno bonita.” Em junho deste ano, a cantora apareceu de cara lavada na revista “Fault”, e em uma carta aberta no site “Lenny Letter”, explicou os motivos que a levou tomar essa decisão. “Foi a coisa mais forte, poderosa, livre e honestamente bonita que eu já senti”, contou ela.
Alicia disse que sempre sentiu a pressão de tentar atingir à perfeição e se preocupava com os julgamentos dos outros. Porém, quando começou seu novo álbum, “In Common”, resolveu refletir mais sobre isso. “Escrevi uma lista de coisas que eu estava cansada. E uma delas foi o quanto as mulheres sofrem lavagem cerebral para que que a gente tenha que ser magra, ou sensual, ou desejável, ou perfeita. Uma das muitas coisas que eu estava cansada era do constante julgamento das mulheres. O constante estereótipo que nos faz sentir que o tamanho normal, não é normal, e Deus nos livre se você for plus size”, desafabou a cantora.


Em agosto desse ano, na premiação de VMA 2016, Alicia surpreendeu e apareceu no evento com zero maquiagem. Antes de anunciar o prêmio de Melhor Clipe Masculino, Alicia Keys fez um discurso em homenagem ao Martin Luther King. Ela falou sobre assuntos como igualdade de gênero e que não devemos aceitar o ódio assim como a continuidade pelos direitos dos negros.