Em novo decreto, que já está em vigor, a Prefeitura de Araruama autoriza, em sistema de rodízio, a abertura de estabelecimentos não essenciais. Segundo a prefeita Lívia de Chiquinho, a preocupação é evitar a falência das empresas.
Neste documento, os estabelecimentos que serão autorizados deverão atender apenas 2 clientes por vez dentro de suas dependências, que estarão usando máscaras de proteção. É obrigatório fornecer álcool 70 em gel e máscaras para seus funcionários exigindo a utilização dos mesmos. As lojas também ficam responsáveis pela organização do público dentro e fora de suas dependências mantendo a distância de 1 metro entre as pessoas em caso de filas.
Segundas, quartas e sextas-feiras funcionarão papelarias, lojas de utilidades, óticas, relojoarias, armarinhos, lojas de cama, mesa e banho, lojas de tecidos, de utensílios, vendas de veículos e concessionárias, lojas de cosméticos, higiene pessoal e congêneres.
Terças, quintas e sábados deverão funcionar apenas salões de beleza, barbearias, estética em geral, lojas de eletrodomésticos, lojas de departamentos, móveis, roupas, calçados e congêneres.
Bares continuam proibidos de funcionar para evitar aglomerações.
Já os profissionais de educação física deverão procurar a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Cultura, Turismo, Esporte e Lazer para que possam exercer suas atividades somente ao ar livre, na orla do centro da cidade, com no máximo 2 clientes por profissional, respeitando o espaço de 15 metros de distância entre cada profissional, que também deverão fornecer álcool 70 em gel para seus clientes, usando máscaras de proteção.