A tecnologia nos trouxe diversas facilidades. Dentre elas vamos destacar, aqui nesse texto, os serviços na nuvem como o armazenamento de arquivos e o streaming de dados multimídia. Mas o que é isso?
Armazenamento na Nuvem
O armazenamento em nuvem é a capacidade de carregar e salvar dados direto em servidores na internet. A principal vantagem desse tipo de serviço é a segurança e, quando mencionamos segurança, não nos restringimos apenas à interceptação de dados realizada por hackers, mas a permanência dos seus arquivos em um lugar que não sofrerá, em tese, nenhum risco de ser perdido por algum incidente físico.
Para você compreender melhor, imagine que seu computador ou notebook quebrou devido a uma queda ou algo parecido. Se você armazenar tudo no disco rígido e ele for danificado com o ocorrido, as chances de você perder a maioria ou todo o conteúdo desse HD é muito grande.
Salvando os arquivos em nuvem você fica prevenido contra esse tipo de situação. E hoje muitas empresas já oferecem essa possibilidade para qualquer internauta, e o melhor: de graça. Mas é claro que, à medida que você precisa de mais espaço, é provável que você precise migrar o plano para um pago, mas nada muito oneroso.
“Mas será que vou precisar fazer algum curso ou treinamento para operar esse tipo de serviço? ” Tudo se aprende e, na maioria dos casos, esses sistemas já são montados para promover uma fácil adaptação do usuário, ou seja, mesmo que você tenha que aprender a utilizar cada serviço, as funções de armazenamento se assemelham muito a forma como você descarrega arquivos de um pendrive no computador.
Se você está em dúvida, a melhor saída é a prática. Então nós selecionamos dois serviços gratuitos de armazenamento na nuvem para você testar. Salve alguns arquivos e opte pelo que melhor lhe atender.
[row]
[column size=’1/2′]
Google Drive
“Todos os arquivos, sempre que você precisar” é a frase que você encontra ao acessar a página principal do serviço. De fato, basta ter instalado o aplicativo da Google em qualquer dispositivo com Android, IOS ou PC (ou em todos) que os arquivos podem ser armazenados na nuvem. A empresa oferece um espaço gratuito de 15 GB que apresenta perfeita harmonia com outros serviços oferecidos pela mesma, como o Gmail, Google Docs e outros.
[button style=’red’ url=’https://www.google.com/intl/pt-BR/drive/’ target=’_blank’]Acesse![/button]
[/column]
[column size=’1/2′]
OneDrive
O serviço da Microsoft, apesar de não ser tão popular quanto o da Google, ganha na capacidade de oferecer o serviço para mais dispositivos móveis (Android, IOS e Windows Phone) e para os sistemas de Desktop como PC e MAC. A desvantagem vem no espaço destinado para as inscrições gratuitas (5 GB), que é praticamente sanada com a possibilidade de editar, criar e compartilhar gratuitamente os arquivos da versão online do Office.
[button style=’red’ url=’https://onedrive.live.com/about/pt-pt/’ target=’_blank’]Acesse![/button]
[/column]
[/row]
Serviços de Streaming

Falar de serviços na nuvem sem falar de streaming é quase inconcebível! Em resumo, streaming é capacidade de distribuição de conteúdo multimídia (vídeos e áudios) com a utilização de uma conexão à Internet.
A melhor vantagem desse tipo de serviço é a praticidade, pois, se você acha melhor não levar seus arquivos para qualquer lugar, mas é daqueles que “não consegue viver sem eles”, esse serviço é a resposta as suas preces.
Nós já fizemos aqui na Elegante uma matéria sobre serviços de streaming de música, mas para filmes e séries nossa recomendação é o Netflix, que tem um catálogo muito variado que é atualizado periodicamente. O serviço é pago, mas você pode experimentá-lo durante o período de um mês até decidir se contrata ou não. Mas, depois que você conecta a primeira vez, o risco é você não sair mais da frente da TV ou do seu dispositivo móvel! Experimente!